SAFRA: Produtores começam colheita de cebola no Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A produção de cebola da safra 2007/08 começa a ser colhida no Paraná, e a partir deste mês os trabalhos se intensificam nas lavouras, mas a colheita deverá atingir seu pico em dezembro. A atual safra está sendo estimada em 6.597 hectares, praticamente a mesma área plantada na safa anterior (6.757 hectares), o que deverá render cerca de 108 mil toneladas, contra 111 mil toneladas colhidas no ano passado.

Ritmo é lento - De acordo com Maurício Lunardon, engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, o ritmo ainda é um pouco lento porque na maioria das regiões produtoras o plantio atrasou por falta de chuvas. Até o final de outubro apenas a região de Jacarezinho apresentava área colhida. "Devido ao clima adverso, com períodos de estiagem que prejudicaram o desenvolvimento das lavouras, o volume total de cebola a ser colhido ainda é incerto, mas deve se aproximar do total produzido no ano passado", explicou. O agrônomo lembra que em determinadas situações um menor número de plantas por hectare pode ser compensado pelo maior desenvolvimento dos bulbos, ou, após uma chuva, algumas lavouras apresentam recuperação surpreendente, dependendo do estágio da planta e das condições do solo. "Desse modo, só na colheita saberemos se haverá impacto sobre o rendimento", disse Maurício Lunardon.

Preço - A perspectiva de preço para a cebola paranaense é boa uma vez que houve redução de área em outros Estados, como São Paulo, Bahia e Pernambuco, grandes produtores. "Hoje o mercado continua sendo abastecido predominantemente por cebola oriunda da região sudeste, mas já se observa a presença de cebola produzida no sul do país, que a partir deste mês começa a dominar o mercado", destacou o técnico. As informações são da assessoria de imprensa do governo do Estado do Paraná.  (Agrolink)

Conteúdos Relacionados