SAFRA: Otimismo marca início da colheita da safra de soja no PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Otimismo. Essa palavra resume bem o clima positivo que predomina entre os agricultores que iniciaram esta semana a colheita de soja em Cascavel (PR) e região. E não é pra menos. O valor da oleaginosa continua subindo e está sendo comercializada 33% superior ao mesmo período de 2007. A produtividade também deve ser uma das melhores da história, uma vez que o clima se comportou favorável ao desenvolvimento da safra de verão 2007/2008.
Trabalho deve se intensificar - De acordo com as cooperativas e o Deral (Departamento de Economia Rural), a colheita acontece em pontos isolados com as variedades precoces. "O trabalho deve se intensificar nos próximos dias", completou um agrônomo da Coopavel. O agricultor, Ildo Rebelatto, iniciou a colheita de 150 hectares de soja transgênica anteontem em sua propriedade rural, no interior de Cascavel. "Colhi apenas seis por cento da área semeada, mas a produtividade, até aqui, está acima da minha expectativa inicial", afirmou. Na área do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab), que abrange 28 municípios ligados a Cascavel, a média de produtividade esperada é de 3.270 quilos/ha. Rebelatto espera terminar a colheita das variedades precoces nos próximos dias, quando já inicia o plantio de feijão para a safrinha.
Influência do tempo - "O clima ajudou no desenvolvimento da safra de verão. Além disso, o preço do produto está excelente, mesmo com a valorização do real ante o dólar", frisou o agricultor. Ontem, o preço médio de balcão da saca de 60 quilos de soja era de R$ 44,10 nas cooperativas da região. Isso representa um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado. Mesmo com o início da colheita da safra, o setor ainda trabalha com um viés de alta do produto em face da demanda mundial. A safra paranaense de soja ocupa uma área de 1.607 milhão de hectares com produção estimada em 11.870 milhões de toneladas. No Núcleo de Cascavel, a soja ocupa uma área de 450,3 mil hectares com produção prevista de 1,463 milhão de tonelada. (O Paraná)