SAFRA III: Pesquisa revela que Paraná lidera safra de grãos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com uma produção estimada em 31,6 milhões de toneladas, o Paraná lidera a produção de grãos na região Sul. De acordo com a primeira projeção da safra agrícola de 2009, divulgada na quinta-feira (06/11), pelo IBGE, de uma safra total de 140,8 milhões de toneladas previstas para o País no próximo ano, a Região Sul deverá contribuir com 60,5 milhões de toneladas, quase a metade da produção nacional. O  secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Valter Bianchini, lembra, porém, que as incertezas geradas pela crise mundial na economia podem influenciar o resultado final da safra que será colhida no ano que vem. "Nosso foco será a comercialização da próxima safra", afirmou. A expectativa de Bianchini recai sobre a oferta de crédito para a comercialização, para a exportação e principalmente se o custo do dinheiro não estará elevado para o setor produtivo. Outra preocupação é com relação ao comportamento do mercado interno, "como vai transcorrer o quadro oferta e consumo dos principais produtos agrícolas".

Feijão - O destaque para o Paraná é a projeção de aumento de 44,2% na produção de feijão das águas da safra 2009. Segundo a projeção do IBGE para o mês de outubro, em 2008 foram produzidas 413.378 toneladas de feijão e para o próximo ano está prevista a colheita de 596.172 toneladas. Com isso, a participação do Paraná na oferta de feijão das águas sobe de 25,5% este ano para 31,3% em 2009. Essa projeção confirma a expectativa da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) que aponta o Estado como o principal fornecedor de feijão para o consumo no País no primeiro trimestre de 2009.

Soja - Na produção de soja, o IBGE estima para o Paraná uma safra 1,6% maior, devendo passar de 11,9 milhões de toneladas colhidas este ano para 12,09 milhões de toneladas no ano que vem. A estimativa para a primeira safra de milho é de queda 9,6% na produção. De uma produção colhida este ano de 9,7 milhões de toneladas, deverá cair para 8,78 milhões de toneladas em 2009. Essa queda na primeira safra normalmente é compensada com a elevação na produção na segunda safra de milho, dependendo do desempenho da comercialização. Com isso, o Paraná continua o líder nacional da produção de milho com a manutenção de duas safras por ano. Este ano, o IBGE aponta uma produção de 15,37 milhões de toneladas de milho (entre as duas safras), volume 7,8% maior do que o ano passado quando foram colhidas 14,25 milhões de toneladas.

Conteúdos Relacionados