SAFRA I: Campo Mourão (PR) deve colher 2,1 milhões de ton de grãos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As duas principais culturas de verão cultivadas na região de Campo Mourão (PR) deverão render juntas cerca de 2,11 milhões de toneladas de grãos. O milho já foi semeado e o plantio de soja está na reta final. Caso a previsão se concretize, a produção será 1,66% maior do que na safra passado que fechou em 2,07 milhões de toneladas. A previsão do Departamento de Economia Rural (Deral), órgão da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), é que nesta safra a produção de soja seja de 1,70 milhão de toneladas, contra 1,69 milhão na passada. Já com o milho é esperada uma produção de 410,8 mil toneladas. Na safra passada a região colheu 378,8 mil toneladas.

Área e produtividade - De acordo com o engenheiro agrônomo, Edilson Souza e Silva, o aumento na produção é devido ao pequeno acréscimo de área e a expectativa de elevação na produtividade das duas culturas. Silva pondera que o clima, que preocupou os produtores no início do plantio, agora está colaborando para o desenvolvimento das duas culturas. "A condição climática está influenciando para um bom desenvolvimento das lavouras. Toda semana tem chovido e isso ajuda", pondera.

Safra - No Paraná, o último relatório do Deral mantém a expectativa de colheita de 21,5 milhões de toneladas de grãos com as principais culturas de verão. A área estimada para o plantio de milho é de 1,38 milhão de hectares e representa um aumento de 5% sobre a área plantada no ano passado que foi de 1,31 milhão de hectares. A estimativa de produção, segundo o Deral, deverá atingir 8,64 milhões de toneladas, volume igual ao obtido na safra passada, quando foram registradas produtividades acima da média histórica do Estado que é de 6.600 quilos por hectare, em média.

Soja - A área de soja deverá ser de 3,9 milhões de hectares, repetindo a área plantada com o grão no ano passado. A expectativa de produção sinaliza para uma colheita de 11,9 milhões de toneladas, que se confirmada corresponderá a uma ligeira elevação de 1,4% sobre a colheita da safra 06/07.

Liderança - O Estado mantém a liderança na produção nacional de grãos na safra 2007/08, devendo colher um volume total de 28,44 milhões de toneladas. A previsão é do primeiro prognóstico unificado entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a safra agrícola de 2008. Nos relatórios, o IBGE prevê um volume total de produção no País de 137,08 milhões de toneladas de grãos e a Conab prevê a colheita de 135,53 milhões de toneladas de grãos. As culturas de destaque na produção agrícola paranaense são o feijão, milho, soja no verão e trigo no inverno. (Tribuna do Interior)

Conteúdos Relacionados