Safra de grãos congestiona BR-277
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Recorde - O fluxo de caminhões rumo ao porto deve durar até o fim do mês de junho. Nesse período, a Appa prevê que 1,4 milhão de caminhões descarreguem em Paranaguá. Em fevereiro, mais de 18 mil caminhões passaram pelo pátio de triagem, dos quais 15 mil carregados com o complexo soja (grão, farelo e óleo). Anteontem, o porto bateu o recorde de caminhões no pátio: 1.712, contra a média de mil no pico da safra de soja. "O maior bloco deste Carnaval no Paraná foi o bloco da soja", festejou o superintendente da Appa, Eduardo Requião ao jornal O Estado do Paraná.
Deral – Segundo dados fornecidos pelo Departamento de Economia Rural, da Seab, estima-se que a safra de verão paranaense registre este ano um crescimento de 14,5% em relação a 2002, motivado sobretudo pelo preço atrativo. Confirmada essa previsão, a colheita deve chegar a 23 milhões de toneladas. Somente de soja, a previsão é que sejam colhidos 10,5 milhões de toneladas. Para exportação devem ser destinados entre 5,5 milhões e 6 milhões de toneladas de soja em grão. Para o milho, segundo produto em exportação, a previsão é de produção de 7,3 milhões de toneladas.
Evitar filas - Por causa da supersafra, a direção do porto reprogramou o carregamento dos navios. O objetivo é evitar as filas, através de um programa semanal acertado com cooperativas e exportadores. Eles devem enviar ao porto, durante a semana, somente o volume de soja previamente definido. Em 2002, depois de implantado o sistema, as filas, que tinham chegado a até 100 quilômetros, diminuíram razoavelmente. Ao invés de quatro dias que os caminhoneiros perdiam nas filas até o desembarque, eles já podiam deixar Paranaguá em apenas 24 horas.