SAFRA 2010/11: Campanha deve estimular produtores

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Uma safra de grãos farta, com uma produção de 75 milhões de toneladas, é a meta do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) para o período 2010/2011. A iniciativa, que virou alvo de uma campanha das duas instituições, tem o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). O objetivo é estimular o cultivo, que em 2009/2010 fechou em 67,25 milhões de toneladas. Com direito à oferta de R$ 1,7 bilhão em financiamentos para o agronegócio esse ano nos estados envolvidos pelo BRDE: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. "Os produtores estão animados e isso estimula desde a compra de máquinas agrícolas até o movimento nos ateliês dos alfaiates de ternos de casamento, por exemplo. Em anos de boa safra, não falta gente disposta a dar novos passos", explica o presidente do BRDE, Airton Carlos Pissetti.

Soja e trigo - Segundo Pissetti, a campanha será voltada principalmente para o estímulo à produção de soja e trigo. Além da maior oferta de crédito, a iniciativa envolve a publicação de anúncios em jornais e revistas de circulação regional e a organização de eventos como o "Dia da Colheita", a ser realizado durante a próxima edição da Exposição Rural e Industrial de Londrina, entre os próximos dias 1º e 11 de abril, na cidade de mesmo nome, no Paraná.

Árabes são clientes preferenciais da região Sul - A ideia é criar excedente para exportação, atendendo mais mercados. Os países árabes estão entre os clientes preferenciais dos agricultores do Sul. "Queremos muito fechar mais negócios com esses mercados, sobretudo a partir da industrialização das nossas commodities", diz. Assim, se tudo correr dentro do previsto, a safra 2010/2011 fechará com uma produção de 32 milhões de toneladas de grãos no Paraná, de 25 milhões no Rio Grande do Sul, de 11 milhões no Mato Grosso do Sul e de 7 milhões em Santa Catarina, totalizando a meta de 75 milhões de toneladas. "O estímulo à produção mexe com toda a cadeia, principalmente com o investimento nas plantas industriais, o que deve gerar novos empregos nos estados envolvidos pela campanha", explica Pissetti, confiante na safra farta de 2010/2011. (Anba)

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