SAFRA 2009/10: Produção recorde pressiona armazéns e inflaciona o frete

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O frete para grãos subiu de 5% a 50% além do normal nesta safra. Estatísticas do Paraná e Mato Grosso, principais produtores brasileiros de milho e soja, provam a ocorrência de inflação. Os transportadores argumentam quem o setor está se valendo da procura elevada, provocada pela safra recorde de soja, para recuperar renda. O Paraná colhe 4 milhões de toneladas de soja a mais que no ciclo anterior (14 milhões no total). No Brasil, um volume adicional superior a 10 milhões (67 milhões ao todo), apurou a Expedição Safra RPC.

Preços - De Sorriso (MT) aos portos de Paranaguá (PR) ou Santos (SP), os preços estão 5% acima dos valores considerados normais para esta época, segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). Era aguardado reajuste de 15%, mas os índices estão entre 20% e 25%. Paga-se R$ 212/t até Santos. De Cascavel, Oeste do Paraná, a Paranaguá, os preços subiram 50%, de R$ 60 para R$ 90 a tonelada, conforme avaliação do próprio Setcepar, o maior dos oito sindicatos das empresas de cargas do estado. A comparação foi entre as médias do primeiro mês da colheita de verão (fevereiro) de 2009 e 2010. Agora, com mais de 60% da produção colhida e silos insuficientes, o setor chega a pagar R$ 100/t até o porto.

Espaço - "Os armazéns estão carregados de milho, trigo e feijão e não há espaço suficiente para a soja e o milho novo. A falta de armazéns, a falta de caminhões e a safra recorde de soja provocaram o aumento exagerado dos preços", avalia Nilson Hanke Ca­­margo, analista de infraestrutura da Federação da Agricultura do Paraná (Faep). Quem não tem espaço, se obriga a entregar a produção para exportação ou esmagamento.

Péssima hora - O aumento acima do esperado ocorre em péssima hora para os agricultores. A margem de lucro do setor caiu neste ano. O custo da saca de soja é de R$ 29,2 em Londrina, por exemplo, sem considerar remuneração pelo uso da terra, calcula a Companhia Nacio­nal de Abastecimento (Conab). Preço pago ao produtor caiu a R$ 30,5 por saca.

Custo -O custo da Conab considera gasto de 2,85% em transporte fora da fazenda. No entanto, para quem leva a soja até o Porto de Paranaguá, percorrendo 490 quilômetros, a realidade é bem diferente. Gasta-se R$ 4,8 por saca de frete - 15% do valor da saca. É uma fatia de renda preciosa para o produtor, que recebia R$ 10 a mais por saca um ano atrás.

Defasagem - Os reajustes estão compensando aos poucos a defasagem no preço do frete suportada ano passado, quando houve quebra de safra no estado e crise internacional de consumo, afirma Sérgio Malucelli, diretor-executivo da Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná (Fetranspar), que abrange oito sindicatos e uma associação. "Ainda trabalhamos com defasagem de 14% no transporte em geral e de 23% no setor de cargas de frigoríficos."

Queda - Os transportadores dizem que os preços cairão em abril. "Ano passado, trabalhamos com frete 10% menor que em 2008. Os preços atuais estão acima do normal, mas em 15 dias vão começar a baixar", afirma Laudio Luiz Soder, diretor do Setcepar dedicado ao setor de agronegócio.

Transferência - A safra maior provoca mudança inclusive na transferência de caminhões do Paraná para o Centro-Oeste. A parte da frota deslocada para o Mato Grosso e Goiás, por exemplo, foi reduzida. Veículos que eram remetidos para lá pelas transportadoras, neste ano ficam para atender a produção extra paranaense. Ainda assim, são insuficientes para cobrir a demanda. "Estão todos na estrada", diz Soder. Mais longe dos portos e esmagadoras, em Mato Grosso e Goiás os produtores e cooperativas têm ainda mais dificuldade em encontrar caminhões para tirar a safra das fazendas ou armazéns.

Gargalo abre mercado à indústria - O mesmo problema que aperta as contas do produtor rural amplia a renda das indústrias de caminhões. As vendas de caminhões pesados entre janeiro e fevereiro foram 66,4% maiores que as do mesmo período de 2009, conforme índice do setor. Acabam de ser vendidas 6,5 mil unidades. Considerando caminhões de todos os tamanhos, a indústria espera distribuir pelo menos 30% mais veículos até o fim do ano. O setor atribui o aumento da procura à safra recorde e à recuperação do consumo. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados