Roberto Rodrigues participou do simpósio de pós-colheita

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ministro da Agricultura Roberto Rodrigues participou da solenidade de abertura oficial da Exposição de Londrina, hoje, no Parque Ney Braga e fez palestra no 2º Simpósio Paranaense de Pós-colheita e 1º Simpósio Internacional de Grãos Armazenados, promovido pela cooperativa Integrada e com apoio da Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós) iniciado ontem(7). O ministro Roberto Rodrigues estava acompanhado, na solenidade de inauguração, pelo vice-governador e secretário da Agricultura Orlando Pessuti, pelo presidente da Sociedade Rural do Paraná, Edson Neme Ruiz, pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, pelo presidente da Faep, Ágide Meneguette, e por vários outros secretários de estado e autoridades regionais e estaduais Após sua palestra, seguiu para Palotina, onde participou da inauguração das novas unidades industriais de frango da C.Vale. Ainda em Londrina, Rodrigues recebeu das mãos de Carlos Murate um documento com reivindicações do setor de armazenagem.

As cooperativas na Exposição de Londrina - O Sicredi, as cooperativas Integrada e Corol são as três instituições cooperativistas presentes à exposição com estandes, que ontem receberam a visita do vice-governador Orlando Pessuti, que esteve acompanhado pelo diretor do BRDE, Amadeo Geara, e por assessores. O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, também se deslocou a Londrina no final da tarde de ontem, para participar, hoje, as solenidade oficial de abertura da exposição e do evento de pós-colheita.

Evento internacional – O 1o Simpósio Internacional de Grãos Armazenados realizado no Centro de Treinamento Milton Alcover foi aberto pelo presidente da cooperativa Integrada, Carlos Murate, e contou com a participação de um grande número de profissionais do setor, entre eles técnicos das cooperativas paranaenses, da Emater, iniciativa privada e pesquisadores de instituições públicas e privadas. Murate afirmou, na abertura, que que a perda anual de grãos no país chega a R$ 2 bilhões por ano, incluindo a armazenagem inadequada dos produtos, os desperdícios no transporte – já que 67% da produção agrícola é feita por caminhões –, e também nos portos, nas operações de embarque. Só em milho, as perdas somam quatro milhões de toneladas por ano. Murate mencionou estudos que apontam um desperdício de 10% da safra de grãos. Segundo ele, é possível reduzir esse índice para até 2%: “Basta que cada elo da cadeia se empenhe em resolver os problemas em seu setor, a começar pela colheita”.Segundo o presidente da Integrada, há muito a ser feito para se atingir o nível de perdas consideradas razoáveis em grãos armazenados.

Sicredi financia associados – O Sicredi Paraná montou um estande de 138 m2 na Exposição de Londrina e mantém uma equipe permanente de dez profissionais encarregados da recepção das caravanas de associados que começam a chegar hoje, e da concessão de financiamentos para compra de máquinas, implementos e animais. “Temos recursos disponíveis para atender a toda a demanda dos associados”, anunciou o presidente do Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes, que atendeu a imprensa ontem de manhã em café da manhã realizado no Sindicato Rural de Londrina. Durante o café da manhã a imprensa foi informada sobre a participação do Sicredi na exposição e sobre o funcionamento e crescimento das cooperativas de crédito do sistema no Paraná e no Brasil. Mais de 15 profissionais da imprensa estiveram presentes ao café da manhã.

Seminário Cooperativismo e Agronegócio – O próximo evento de destaque do sistema cooperativista na Exposição de Londrina ocorre na próxima quarta-feira (13), a partir das 14 horas, com o seminário “Cooperativismo e Agronegócio”, que terá a participação do presidente do sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, do Sicredi Paraná, Seno Cláudio Lunkes, e de profissionais do Banco Cooperativo Sicredi. Koslovski faz a palestra de abertura, falando sobre a importância do cooperativismo na interiorização da economia, tendo Seno Lunkes como moderador. Em seguida, profissionais do Banco Cooperativo Sicredi falarão sobre linhas de financiamento e sobre o próprio Sicredi. Ao final do seminário, às 18 horas, será lançado o Prêmio Ocepar de Jornalismo, que terá apoio do Sicredi.

Conteúdos Relacionados