RIO+20 II: Associado da Batavo fala sobre plantio direto na Conferência da ONU

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

frankeO associado da cooperativa paranaense Batavo, Franke Dijkstra, da fazenda Frank´Anna, apresentou uma palestra domingo (17/06),  no Rio de Janeiro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Franke falou para um grupo seleto de autoridades ligadas ao agronegócio sobre o plantio direto como ferramenta para a crescente demanda de alimentos e o futuro de globo.

Sustentabilidade - Ele abordou os desafios da agricultura mundial e como a tecnologia pode contribuir para o setor, com excelentes produtividades em sintonia com o meio ambiente. As práticas adotadas pelos produtores rurais, já na década de 70, e sua evolução, mostram como o meio rural preocupa-se com a sustentabilidade ao longo do tempo, preservando biomas e reutilizando os dejetos da atividade de forma inteligente, gerando economia e minimizando impactos negativos.

Plantio direto – O plantio direto foi desenvolvido de forma pioneira na região paranaense dos Campos Gerais. Franke mostrou a evolução nas principais regiões produtoras do País depois da adoção deste sistema, que contribuiu para o aumento de nutrientes no solo e seu impacto, trazendo elevadas médias de produção equiparáveis mundialmente. “O plantio direto viabiliza mais culturas ao ano, o que resulta no aumento do potencial produtivo por hectare para atender a crescente demanda por alimentos no globo”, explicou o associado.

Outros temas - Outros temas relevantes foram apresentados pelo associado. O crescimento populacional, a demanda por alimentos, escalas de produção, energia renovável, créditos de carbono, gestão rural, a disponibilidade de áreas agricultáveis no mundo, a escassez em investimentos na infraestrutura nacional, e outros assuntos foram discutidos durante a palestra.

O evento - O evento, liderado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), no Pier Mauá da Rio+20, teve como tema no dia 17: “Como a agropecuária brasileira gera e distribui riqueza respeitando a natureza”. Organizado pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), outras instituições foram representadas com palestras sobre sustentabilidade, como a Itaipu Binacional, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Iapar. (Imprensa Batavo)

Conteúdos Relacionados