REVISTA OCEPAR: Jornal de Beltrão destaca matéria sobre infra-estrutura

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No último dia 18, o jornal de Beltrão fez referência ao estudo realizado pelo Sistema Ocepar e que foi motivo de destaque na última edição da revista Paraná Cooperativo, editada pela assessoria de imprensa do sistema no Paraná. Segundo o jornal, um estudo feito pelo Sistema Ocepar sobre a necessidade de investir em infra-estrutura no Paraná mostra que a demanda é de R$ 2,1 bilhões somente em ferrovias, conforme a revista Paraná Cooperativo nº 27, de janeiro. Estão relacionadas oito obras ferroviárias: ligações entre Guarapuava e Ipiranga (140 km), Cascavel e Guaíra (130 km), Cascavel e Foz do Iguaçu (140 km), Curitiba e Paranaguá (110 km), Campo Mourão e Jussara (80 km), Morretes e Pontal do Paraná (não diz a quilometragem), contorno de Curitiba (32 km) e a construção de um terminal frigorífico em Cascavel. E para o Sudoeste, nada. Cadê os defensores do Ramal Sudoeste para a Ferroeste? Para aeroportos são previstos R$ 90 milhões (R$ 45 mi para o Afonso Pena e R$ 45 mi para o regional de Cascavel), mais investimentos não definidos para Maringá. E o sonhado aeroporto do Sudoeste nem é citado. No setor rodoviário, o estudo lembrou do Sudoeste: “Corredor de transporte Oeste-Sudoeste e Sul. O corredor compreende o trecho entre Santa Tereza do Oeste-Capitão Leônidas Marques-Santa Izabel, Francisco Beltrão-Palmas-Lapa e Curitiba, com extensão de 591 km. (...) Esse corredor recebeu R$ 29,07 milhões em investimentos, mas exige ainda R$ 30,4 milhões para conclusão das obras. É uma alternativa à rodovia pedagiada entre Foz do Iguaçu e Curitiba, embora tenha um pedágio na Lapa”.

 

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