Relatório da SEAB destaca ações

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O Relatório 2002 de atividades do Sistema Estadual de Agricultura, divulgado nesta semana, destaca as dezenas de ações desenvolvidas pelas instituições públicas que atuam no agronegócio, seja na pesquisa, fiscalização sanitária, extensão rural, distribuição de alimentos, apoio e fomento. A Secretaria da Agricultura é integrada pela Emater (Empresa Paranaenses de Assistência Técnica e Extensão Rural), pelo Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), pela Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná), Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) e Classpar (Empresa Paranaense de Classificação de Produtos). O sistema fechou o ano 2202 com 3.879 funcionários distribuídos entre os 20 núcleos regionais. O núcleo de Curitiba tem 26% do total de funcionários. Das instituições filiadas, a Emater tem a maior estrutura, com 1.284 funcionários.

Fábrica do agricultor – Os programas Fábrica do Agricultor e Sanidade Agropecuária são dois destaques importantes no relatório em função do envolvimento de produtores. O programa Fábrica do Agricultor apoiou 1.262 agroindústrias familiares através de várias ações, entre as quais, 17 feiras de sabores realizadas em várias regiões; implantação de três centros regionais de comercialização e criação de nove associações de empreendedores. O programa comercializou, nas feiras, R$ 8 milhões em produtos, e gerou 6.340 novos postos de trabalho, que beneficiam diretamente cerca de 31 mil pessoas. Também foram implantados 130 novos projetos, com inversão de R$ 962 mil.

Sanidade agropecuária – Uma das maiores conquistas do Paraná, nos últimos anos, foi o reconhecimento de zona livre da febre aftosa, pelo Escritório Internacional de Epizootias. Para alcançar essa condição, a Secretaria da Agricultura, em parceria com outras instituições, realizou um eficiente trabalho de sanidade animal, que teve continuidade durante o ano 2002. Inúmeras ações voltadas para a manutenção dessa condição foram executadas, entre as quais, a vacinação de 98% do rebanho bovino e bubalino do estado e a fiscalização de 380 mil animais que participaram de eventos agropecuários no Paraná. No entanto, os técnicos da Secretaria da Agricultura e das instituições vinculadas atuam também nas demais frentes, como Organismos Geneticamente Modificados, produção de mudas e sementes, pesquisa, e outros, visando o controle de pragas e doenças e a busca da qualidade.

Projeto Arenito – O sistema Seab se envolveu nas ações visando a expansão do Projeto Arenito Nova Fronteira, que está levando a agricultura com tecnologia de ponta para as terras arenosas, antes destinadas apenas à pastagem. O Iapar, a Emater e cooperativas estão envolvidas nesse projeto, que vem permitindo a incorporar áreas semi-degradadas à produção de cereais.

Conteúdos Relacionados