RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Mapa coordena missão comercial brasileira no Japão
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Uma comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participou da Missão Comercial no Japão, até essa segunda-feira (21/11), em Tóquio. O objetivo foi identificar oportunidades para comercialização de produtos da agricultura familiar no Japão.
Delegação brasileira - A delegação brasileira, formada por servidores das Secretarias de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/ Mapa), de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/ Mapa), e ainda, agricultores de cinco cooperativas, participaram de reuniões, na Embaixada do Brasil (em Tóquio), com interlocutores japoneses com potencial de importação dos produtos brasileiros (café, cacau, chocolate, farinha de mandioca, melaço, cerveja orgânica, suco de laranja e erva-mate).
Festival Brasil - O Brasil participou também da 15ª edição do Festival Brasil, realizada pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ), que aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, no Parque Yoyogi, na capital do Japão. É a maior festa da comunidade brasileira no país e na Ásia, fazendo parte do calendário de eventos da Prefeitura de Tokyo.
Circulação - Segundo a organização, a estimativa era de que circulassem cerca de 50 mil pessoas por dia. Durante o festival, ocorreram atividades culturais, venda de produtos típicos brasileiros, programação cultural e mostra institucional.
Estande - O Mapa, com o apoio da adidância e da embaixada do Brasil no Japão, participou do evento com um estande para a promoção da imagem do Brasil nos aspectos de sustentabilidade da produção, valorização da produção ética e biodiversidade.
Comércio - O Brasil exportou para o Japão US$ 501,27 milhões em agosto deste ano. No mesmo mês de 2021, foram US$ 220,27 milhões, representando um aumento de 127,6%. Os quatro principais produtos foram milho, carne de frango in natura, soja em grãos e farelo de soja. Foi maior valor da série histórica iniciada em 1997. (Ministério da Agricultura)