RANKING: Coopavel é escolhida como \"Melhor Empresa do Agronegócio Nacional\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A segunda edição do ranking “As Melhores da IstoÉ Dinheiro” apontou a Coopavel Cooperativa Agroindustrial, com sede em Cascavel, como a melhor empresa do País no setor agropecuário. O prêmio foi entregue em São Paulo, no último dia 15 de setembro, durante evento realizado no Jóquei Club. A edição de 210 páginas da revista, recheada com avaliações e ranking de cada setor, aparece empresas mais importantes dentre as que possuem faturamento acima de R$ 100 milhões.

Grolli - O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, estava entre os executivos que foram homenageados pelo desempenho frente às suas organizações. Ele recebeu o troféu e certificado das mãos do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, diante de diversas autoridades, entre as quais, o vice-presidente da República, José de Alencar, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles e os ministros Silas Rondon Cavalcanti e Silva (Minas e Energia), Hélio Costa (Comunicações), Ciro Gomes (Integração Nacional), Paulo Bernardo (Planejamento, Orçamento e Gestão), Jacques Wagner (Trabalho e Emprego) Gilberto Gil (Cultura) e Nelson Jobim (Previdência).

Ranking - O ranking foi elaborado a partir de respostas a questionários enviados a empresas de todo o Brasil. Os dados foram analisados pela Deloitte, uma das maiores e mais renomadas consultorias do mundo, com sede na Alemanha. Outros números complementares a respeito de 140 empresas de capital aberto com ações na bolsa foram fornecidos pela Economática, cujo banco de dados é considerado o mais completo do país. Divididas em 30 setores econômicos, as empresas foram classificadas a partir de quatro critérios: Gestão Financeira; Gestão de Recursos Humanos; Gestão em Inovação tecnológica e Gestão de Compromisso Social e com o Meio Ambiente. A aferição do desempenho em cada um dos critérios estabelecidos foi feita a partir de diferentes indicadores, calculados com base nas informações prestadas pelas empresas. Cada indicador mereceu um peso específico. Assim, a empresa que somou o maior número de pontos foi considerada a de melhor desempenho em seu setor de atividade, tendo se estabelecido um ranking decrescente a partir dela. As empresas foram comparadas apenas com outras empresas do mesmo setor de atividade.

Critérios - Segundo o próprio diretor da Editora Três, Domingo Alzugarai, a pesquisa é uma iniciativa inédita que busca mostrar ao mercado as melhores organizações empresariais em gestão do País. Um dos méritos do levantamento foi o de levar em conta outros pontos além do desempenho financeiro. “Demos peso a indicadores não-financeiros que, atualmente, são cada vez mais importantes na avaliação de uma empresa”, disse José Paulo da Rocha, sócio da área de corporate finance da Deloitte Touche Tohmatsu e encarregado pela pesquisa.

Reconhecimento - Para Grolli, esse foi o maior prêmio recebido pela Coopavel em toda a sua história. “É um reconhecimento nacional do trabalho realizado pelos 3.200 agricultores associados e pelos 3.850 funcionários”, disse afirmando que esse prêmio veio coroar a dedicação e o profissionalismo com que a Coopavel está trilhando, onde a eficiência e a globalização da empresa são o foco. Para o presidente da cooperativa, apesar desse prêmio ter sido conquistado no ano 2004, “não o referimos apenas a esse ano, mas o consideramos como o resultado do trabalho de muitos anos que começa a surgir, onde a Coopavel tem 65% do seu faturamento vindo do setor industrial. Além dos projetos sociais da empresa como o Água Viva, Mata Ciliar, Escola no Campo, Alfabetização e apoio aos estudantes de 1º 2º e 3º graus, entre outros projetos, coordenados pela Universidade Coopavel, que geraram reconhecimento além da parte econômica, mas também em gestão de recursos humanos, gestão social e de meio ambiente e gestão em inovação tecnológica. (Assessoria Coopavel)

Conteúdos Relacionados