RAMO CRÉDITO: Sicredi Planalto das Araucárias PR/SC apresenta resultados positivos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

No último sábado, (dia 06) a Cooperativa de Crédito SICREDI Planalto das Araucárias PR/SC realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) com a presença de 300 pessoas, no Centro de Eventos da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, na Lapa/PR. A AGO é realizada todos os anos para prestação de contas do exercício anterior, e para apresentar as metas e propostas para o ano. Esta edição contou também com a palestra do consultor financeiro, Raphael Cordeiro, que traçou um cenário geral da economia brasileira em 2010.

Retrospectiva - O presidente da SICREDI Planalto das Araucárias PR/SC, Luiz Roberto Baggio, abriu a Assembleia fazendo uma retrospectiva das dificuldades do ano de 2009, quando a crise econômica interferiu diretamente nos indicadores brasileiros e mundiais. "Além da crise, os produtores rurais sofreram com uma forte seca, que subtraiu 30% da produção agrícola do Paraná", declarou. Este cenário complicado não foi suficiente para retrair o crescimento da SICREDI na região, que fechou o ano com resultados positivos. "A atuação da cooperativa de crédito foi focada no associado, quando investimos R$ 1 milhão na renovação e estruturação das Unidades de Atendimento", revela. Melhorias que garantiram um crescimento na base de associados de 6%, no ano de 2009.

Foco no associado - Outro ponto de destaque desta gestão com foco no associado, segundo o presidente da cooperativa, foi a ampliação em 50% da oferta de crédito rural em 2009, em um momento que a maioria das instituições financeiras restringiam a liberação de crédito no país. "Encerramos 2009 com resultados operacionais melhores do que nos anos anteriores, mesmo cumprindo as exigências do Banco Central de provisões da carteira de crédito", declara Baggio. Para o superintendente da Central Sicredi PR, Maroan Thomé, a cooperativa conseguiu entregar ao seu associado uma instituição mais sólida e com melhor infra-estrutura. O executivo veio até a Lapa, também, para entregar ao presidente da cooperativa, um selo comemorativo aos 25 anos da Central Sicredi no Paraná, elaborado em parceria com os Correios.

Resultados - O presidente da Sicredi Planalto das Araucárias, instituição que atua em 25 municípios do Paraná e 4 em Santa Catarina, reforça ainda que estes resultados demonstram uma administração dos recursos dos associados baseados na responsabilidade, praticando taxas dentro da realidade do mercado, para garantir rentabilidade e liquidez. "Este ano tivemos ainda mudanças na área de atuação da cooperativa, que influíram um pouco nos resultados. Devolvemos a operação em Witmarsum e Palmeira para a cooperativa irmã SICREDI Campos Gerais, e recebemos da Central Sicredi PR o desafio de conduzir a operação dos municípios do norte-catarinense", explica Baggio. Para Baggio, as perspectivas para 2010 são as melhores possíveis. "Este ano temos muitas novidades para o mercado, como a recente oferta do consórcio de imóveis, por exemplo ", revela.

Melhorias nas Unidades de Atendimento - A Sicredi Planalto das Araucárias PR/SC focou seus investimentos em diferentes projetos de melhorias nas Unidades de Atendimento de sua área de atuação. Cidades como São Mateus do Sul, Quitandinha e Balsa Nova tiveram as unidades ampliadas. Já as unidades de Contenda, São José dos Pinhais, Lapa e Rio Negro tiveram seus espaços internos redesenhados, tornando-os mais modernos e eficientes. Isto sem falar na unidade de Campo Largo, que foi totalmente reconstruída depois de um fatídico incêndio que a destruiu no ano passado.

Projetos sociais - A AGO foi uma oportunidade também de reforçar a importância da implantação do programa de Educação Cooperativa do Sicredi, A União Faz a Vida, em Contenda. O projeto já envolve 13 escolas municipais, 250 educadores e aproximadamente dois mil alunos. "Nossa previsão é implantar o projeto este ano em Campo Largo, ampliando os benefícios desta atividade com foco em educação", revela Baggio. Neste ano de 2010 também, se inicia na Sicredi a extensão dos programas Crescer e Pertencer para o quadro de associados, que tem o objetivo de qualificar e integrar os cooperados para uma maior participação na gestão da sua cooperativa.

Eleição - Na ocasião também foram eleitos os membros dos conselhos de administração e fiscal. No conselho de administração da cooperativa estão: Luiz Roberto Baggio - presidente; Eraldo Correia Nascimento - Vice-presidente; José Rubens R. dos Santos - conselheiro; Luis Antonio Munaretto - conselheiro; Adão Oliveira - conselheiro; Erolt Ertal - conselheiro. No conselho fiscal os nomes são: Hélio Skiba - efetivo; Eliseu Bach - efetivo; Antonio Trajanowski - efetivo; Cleverson Soczek - suplente; Cláudio Bora - suplente; Valdir Wenglareck - suplente.

A Sicredi Planalto das Araucárias PR/SC - possui 9.500 associados e R$ 71 milhões em recursos administrados, e possui Unidades de Atendimento nos municípios de São José dos Pinhais, Quitandinha, Rio Negro, Lapa, Contenda, Balsa Nova, Campo Largo, São Mateus do Sul. (Imprensa Sicredi Planalto das Araucárias PR/SC)

Conteúdos Relacionados