RAMO CRÉDITO III: Fundo vai fortalecer o cooperativismo, afirma presidente do Sicredi PR/SP

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

ramo credito 31 10 2012A criação do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), anunciada pelo Banco Central (Bacen) nesta segunda-feira (29/10) é bastante positiva e abre caminho para novos desafios, na avaliação do presidente do Sicredi Central PR/SP, Manfred Dasenbrock. “O grande objetivo é fortalecer o cooperativismo de crédito, colocando-o como a única alternativa para o cidadão, no segmento financeiro, frente ao sistema bancário tradicional. Com a garantia dos depósitos igual aos dos bancos, não fica nenhuma dúvida para os aplicadores e poupadores que a sua cooperativa é tão segura quanto um banco”, afirmou.

Primeiro passo -“A publicação e divulgação da resolução que autoriza a criação do FGCoop é o primeiro passo para a consecução deste objetivo. Estamos na fase  da construção do estatuto e regulamento, que posteriormente  deverá ser submetido ao Bacen para apreciação e aprovação. Muitos desafios ainda estão por vir, como a definição do modelo de Governança e Gestão desta entidade, formação do fundo, rating das cooperativas, entre outros itens, visto que são vários sistemas e cooperativas independentes que, ao todo, somam mais de 1200 no país. Os dois bancos cooperativos, Bansicred e Bancoob, também integrarão esta base para o fortalecimento do segmento”, acrescentou Manfred.

Vertentes prudenciais- Ainda de acordo com ele, o fundo vai originar vertentes prudenciais na gestão do crédito e, no futuro, servirá de objeto para o saneamento de eventuais problemas, atuando de forma preventiva, se antecedendo aos fatos mais  críticos. “Portanto, teremos o ano de 2013 como marco para colocar este instrumento à funcionar”, destacou.

Trabalho conjunto- O presidente do Sicredi lembrou ainda que o FGCoop é fruto de uma diretriz do Bacen e vem sendo trabalhado desde que Alexandre Tombini assumiu a presidência da instituição. Desde então, o tema tem sido discutido pelos técnicos do Bacen; Grupo Técnico do Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco), que é formado pelos assessores jurídicos dos Sistemas Sicredi, Sicoob e Unicred e Coordenação do Ceco, formada pelos presidentes dos Sistemas Sicredi Sicoob e Unicred, com a coordenação da OCB, que também representa as demais cooperativas independentes.

Outras medidas– Ele frisou que durante o Fórum de Inclusão Financeira, que está acontecendo em Porto Alegre, Tombini também anunciou avanços quanto á consolidação de balanços em sistemas e que estão chamando de balanço combinado. “É um instrumento que vai permitir uma visibilidade maior dos sistemas integrados e acessar novos mecanismos, em especial de capitalização das cooperativas”, completou. 

Conteúdos Relacionados