PRIMATO: Jovens realizam oficinas sobre cultivo de flores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A floricultura é um dos setores que apresentam uma grande potencialidade, sendo aspecto estratégico no desenvolvimento rural, visto que a produção em maior escala de flores representa a expansão da floricultura para novos mercados, um aproveitamento de áreas reduzidas, além de acréscimo na geração de empregos e renda, e ainda, maior agregação de valor ao produto. Tudo isso proporcionado a partir da solidificação dessa atividade, que é uma boa opção para o desenvolvimento de empresas familiares. Esses foram alguns dos motivos que levaram o Grupo de Jovens da Primato, o DJeC (Desenvolvimento de Jovens Empreendedores da Cooperativa Primato), a escolher o cultivo de flores para a realização de oficinas de inclusão social, disponibilizada aos associados e família, colaboradores e comunidade, no intuito de transmitir tais conhecimentos.

Temas - As oficinas são divididas em cinco temas principais: solo, estaquia e enxertia; tratos culturais; colheita e estufa. Em cada encontro são ministradas aulas teóricas seguidas por aulas práticas para que os integrantes exercitem os ensinamentos. O grupo também desenvolve um projeto de inclusão social, na entidade social Casa de Maria, trabalhando com crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. O projeto é chamado "cultivando flores e alegrando a vida" e consiste em oficinas direcionadas ao cultivo de rosas. As oficinas são realizadas uma vez por semana, nas terças-feiras das 13h30min às 17h, na própria entidade.

Interdisciplinar - Este projeto é de responsabilidade social, de característica interdisciplinar, permanente e coletivo que dá ênfase à questão ambiental, que está tão presente na vida das pessoas. "Este projeto é orientado para o futuro, em que se redefinem as relações do homem com o meio ambiente, buscando o trabalho cooperativo para construir um processo de desenvolvimento sustentável, no qual articula-se e integra-se um processo de melhoria da qualidade de vida, formando  e resgatando idéias e valores de preservação do meio ambiente e amor a natureza", afirma a estagiária de agronomia, integrante do grupo DJeC e também responsável pelo projeto Rosas na Primato, Leticia Zancanaro Giacomini.

Projeto Casa de Maria - Com estes projetos o grupo DJeC tem o objetivo de instruir as crianças e adolescentes dos métodos e técnicas utilizadas para o cultivo de flores, respeitando as condições de trabalho e conhecimentos adequados às diferentes faixas etárias. "Este projeto quer despertar o espírito empreendedor e cooperativista em todos os participantes. Possibilitando que este ensinamento leve as crianças e adolescentes a descobrir uma futura profissão", afirma Leticia.

Área verde - Durante as atividades será criada na Casa de Maria uma área verde, de jardim com rosas, pela qual as crianças e os adolescentes se sintam responsáveis, tornando as áreas externas e outros espaços possíveis da casa, mais agradáveis e prazerosos de se estar. E por fim, pretende-se demonstrar um cultivo em escala, levando os participantes a conhecer a produção de rosas de corte em estufa, projeto que tem previsão de ser concretizado no mês de junho. "Os resultados estão sendo satisfatórios, não só para as crianças e adolescentes que participam do projeto, mas principalmente para os jovens da cooperativa, que demonstram imensa satisfação pelo projeto", completa Letícia. A futura engenheira agrônoma relata também que as crianças e adolescentes vem contemplando as oficinas com grande alegria e entusiasmo "não existem palavras para descrever a euforia que nós do grupo DJeC sentimos ao estar junto delas", revela Leticia.

Convite - Todos os jovens, filhos de cooperados da Primato estão convidados a participar dos encontros e ajudar neste projeto. "Com este projeto estaremos aprendendo sobre este ramo que tem muito a expandir, e ainda estaremos em contato com a nossa comunidade", afirma Letícia.Os interessados em participar devem ligar no período da tarde para a cooperativa e falar com a Leticia. Telefone: 45-3055.3025. (Imprensa Primato)

Conteúdos Relacionados