Presidente do Sistema Ocepar prestigia inauguração do laticínio da Cooperativa Coamig

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (11/12), a inauguração do mais novo empreendimento da Coamig Agroindustrial Cooperativa, o Laticínio Fortim, localizado em Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná. O evento contou com a presença de autoridades, como o vice-governador Darci Piana, lideranças locais e do cooperativismo, entre outros convidados.  “É um projeto que representa a realização de um sonho coletivo, fruto do empenho e dedicação dos nossos cooperados que, diariamente, se dedicam à produção de leite de qualidade”, afirma o diretor-presidente da cooperativa, Osmar Hauagge.

O presidente do Sistema Ocepar destacou a relevância da iniciativa da cooperativa. “Com essa inauguração, o cooperativismo paranaense passa a contar com 144 agroindústrias. É mais um investimento importante do nosso setor que vai contribuir para agregar mais valor à produção entregue pelos cooperados da Coamig e irá ainda trazer benefícios para toda a comunidade da região, com geração de empregos e movimentação da economia”, afirma Ricken.

Foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões na nova unidade. Com uma capacidade de produção de 3 toneladas de queijo e 400 kg de manteiga ou nata por dia, o laticínio da Coamig se destaca como o primeiro na região a contar com inspeção federal, garantindo a qualidade e segurança dos produtos que serão oferecidos aos consumidores.  A previsão é de que, a partir de janeiro de 2025, os 30 produtos derivados do leite comecem a ser disponibilizados nas prateleiras das lojas da cooperativa e comércios parceiros nas cidades de Guarapuava, Ivaí e Prudentópolis. Segundo a cooperativa, o laticínio também terá um impacto significativo na economia local, com a criação de 25 empregos diretos e 10 indiretos, especialmente no setor de transporte de leite. 

A escolha do nome

O nome do laticínio foi escolhido por meio de concurso aberto à comunidade, que contou com mais de 500 participantes. O ganhador foi Florisvaldo Portes, da cidade de Candói (PR). De acordo com ele, o nome remete ao Fortim Atalaia, que faz parte da história da cidade de Guarapuava. O fortim foi construído para abrigar os primeiros colonizadores e a sede do comando da Real Expedição de Conquista e Povoamento em 1810, simbolizando proteção e força. 

Conteúdos Relacionados