Porto de Paranaguá opera dia e noite para escoar a safra
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Programação - O superintendente do porto lembra ainda que em todas as semanas representantes do porto e dos 9 armazéns privados que operam no porto se reúnem para definir a programação de embarques. O objetivo é organizar o recebimento e o envio de cargas, proporcionando maior agilidade ao escoamento da safra. Nesta quarta-feira (5) os embarques do complexo soja (grão, farelo e grão) estavam normalizados. O Corredor de Exportação vem operando com capacidade máxima ou 1.200 toneladas embarcadas por hora. Na terça-feira (4) dois navios - um com capacidade para 57 mil toneladas e outro para 60 mil toneladas - estavam atracados no Porto para embarque de soja e farelo. Outro navio com capacidade para recebimento de 36 mil toneladas atracou no cais de embarque nesta quarta-feira. Ao largo do porto, 10 navios (sendo 4 para farelo) aguardam para atracar. Os outros 6 navios, que estão ao largo, programados para receber soja, vão exportar um volume de 340 mil toneladas. A média de tempo para o embarque de um navio é de dois dias.
Safra maior - Neste ano, a safra de soja deverá ser 12% maior que do ano passado, chegando a 48 milhões de toneladas, segundo previsões do Ministério da Agricultura. Deste total, 10,5 milhões de toneladas serão produzidas no Paraná e mais de 5,5 milhões toneladas vão ser exportadas pelo porto paranaense. Além da safra do Paraná, os caminhões que formam fila em direção ao porto vêm de Estados vizinhos e do Paraguai. A obediência a programação de descarga de grãos no Porto de Paranaguá é um dos principais quesitos apontados pelo Superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) para agilizar o tráfego de caminhões que permanecem estacionados ao longo da BR 277. A estimativa é de que na tarde desta quarta (5) a fila de caminhões em direção ao porto chegava a quase 40 quilômetros. (AENotícias)