PLANO SAFRA: Comissão propõe juros menores em audiência proposta por Sérgio Souza

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) enviará ao governo federal proposta para que o Plano Agrícola e Pecuário para 2012/2013 preveja crédito para custeio da safra com juros máximos de 4,5% para a agricultura comercial e 3% para a familiar. Atualmente, os grandes produtores pagam juros de até 6,75% e os pequenos de até 4,5%. A sugestão foi anunciada pelo presidente da CRA, Acir Gurgacz (PDT-RO), em audiência proposta nesta quinta-feira (14/06) pelo senador Sérgio Souza (PMDB/PR), quando foi discutido o novo Plano Safra, que deverá ser anunciado pelo governo ainda este mês.

Estudo - Antes de sugerir as novas taxas, os parlamentares cobraram do representante do Ministério da Fazenda, João Rabelo, o anúncio da redução dos juros no crédito rural, mas conseguiram apenas a informação de que estaria em curso estudo sobre o assunto. Os senadores consideram injusto manter os atuais encargos para o agronegócio frente às quedas da taxa Selic e à redução de tributos para outros setores.

Essencial - Sérgio Souza afirmou que percebe o empenho do governo em reduzir os juros no país, mas considera essencial a redução dos juros aos produtores rurais. “A agricultura brasileira é responsável pelo PIB positivo brasileiro”, destacou.

Grande expectativa - Para a representante da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rosimeire Santos, o anúncio do novo plano está sendo aguardado com grande expectativa, uma vez que o setor enfrenta perdas devido a secas e cheias ocorridas nos últimos meses.

Ajuda - Na opinião do senador Sérgio Souza, as ajudas do governo não deveriam ocorrer apenas “na hora do desespero”, mas serem oferecidas de forma estratégica, para manter a capacidade produtiva do agronegócio. (Assessoria de Imprensa do senador Sérgio Souza, com Agência Senado)

Conteúdos Relacionados