PLANO DIRETOR DE TRANSPORTES INTERMODAL DO CODESUL
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O Plano Diretor de Transporte Intermodal do Paraná foi apresentado, ontem (20), pelo secretário estadual dos Transportes, Wilson Justus, a representantes da Ocepar, Fiep, do Instituto de Engenharia do Paraná, empresários da área de transportes e do Instituto de Desenvolvimento da Universidade Tuiuti. Além de definir ações e demandas para os próximos 20 anos, o objetivo do Codesul, segundo o secretário, é buscar recursos para viabilizar os projetos. No Paraná, as principais ações são aumentar a participação ferroviária no transporte dos 12 principais produtos comercializados pelo Estado. Hoje, a rodovia é responsável por 75% do transporte, contra 20% da ferrovia e 5% de dutovias. ??Queremos chegar a pelo menos 45% por ferrovias, porque este tipo de transporte garante maior competitividade??, disse.
Responsabilidades - No Âmbito do Codesul (Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul) que abrange os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul foi definido pelos seus governadores em 1999, através da Resolução nº 705/99, que cada Estado iria elaborar um plano de infra-estrutura de transportes envolvendo os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário buscando induzir investimentos federais e agentes financeiros internacionais nos investimentos direcionados ao setor. Para operacionalizar o plano foi utilizado o (software) STAN usado em 55 Países e desenvolvido no Canadá Este trabalho é coordenado e desenvolvido pela Secretária dos Transportes em conjunto com a Seab e Secretaria da Fazenda. Para realizar esse trabalho foram estudados os planos e programas já existentes e instalados e consultados as entidades de representação, como Ocepar, Faep, Fetranspar e Fiep.
Investimentos - O Plano contempla investimentos em obras críticas/urgentes de R$ 902 milhões (distribuídos em R$ 550 milhões rodovias, R$ 130 milhões ferrovias, R$ 130 milhões no porto e R$ 92 milhões em aeroportos até o ano de 2020, mais R$ 2,1 bilhões em novas obras resultando investimentos até 2020, da ordem de R$ 3,0 bilhões. Esses recursos são apenas parte de um planejamento que o Conselho do Desenvolvimento do Sul (Codesul) ? que abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul ? está propondo para a integração do transporte intermodal nos quatro Estados. Santa Catarina e Rio Grande do Sul ainda não finalizaram seus projetos.
Objetivos - Além de definir ações e demandas para os próximos 20 anos, o objetivo do Codesul, segundo o secretário, é buscar recursos para viabilizar os projetos. No Paraná, as principais ações são aumentar a participação ferroviária no transporte dos 12 principais produtos comercializados pelo Estado. Hoje, a rodovia é responsável por 75% do transporte, contra 20% da ferrovia e 5% de dutovias. ??Queremos chegar a pelo menos 45% por ferrovias, porque este tipo de transporte garante maior competitividade??, disse.
Alguns dados - A malha rodoviária Estadual pavimentada é de 18.248 km e a não pavimentada é de 97.598 km; A malha ferroviária é de 2.064 km ? ALL e 248 km Ferropar; O modal de transporte de cargas no Estado do Paraná dá-se da seguinte forma: 76% pelo sistema rodoviário; 18% pelo sistema ferroviário; 6% pelo sistema dutoviário. E no ano de 1999 foram transportados 57,36 milhões de toneladas em cargas no Estado do Paraná. O Cenário futuro de 2020 da distribuição dos modais de transporte no Estado do Paraná seriam os seguintes: 46% pelo sistema rodoviário; 48% pelo sistema ferroviário; 6% pelo sistema dutoviário. Sendo que em 2020 serão transportados 98,58 milhões de toneladas em cargas no Estado do Paraná.