PESCADOS: Doze estabelecimentos voltam a exportar para a UE

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A União Européia confirmou a habilitação de mais 12, dos 86 estabelecimentos brasileiros aptos a exportar pescados e derivados àquele bloco econômico. A lista será publicada nesta terça-feira (13/05) no site da DG-Sanco (https://sanco.ec.europa.eu/traces/output/listsPerCountry_en.htm#) e a habilitação entrará em vigor a partir do dia 25 de maio.

Suspensão - As exportações desses estabelecimentos para a UE estavam suspensas desde 2006, depois que técnicos europeus detectaram não-conformidades durante inspeção. Em razão disso, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), intensificou as auditorias para reforçar o cumprimento das exigências européias. Nas últimas vistorias, os fiscais constataram que os estabelecimentos já observavam os requisitos para exportar à UE. A confirmação da UE de  voltar a habilitar 12 estabelecimentos de pescado indicados pelo Brasil, em acréscimo à lista já existente, significa a retomada do sistema de pre-listing. Por meio desse sistema, as autoridades sanitárias do Mapa indicam os estabelecimentos que atendem os requisitos exigidos para exportação aos estados membros da UE.

Comércio de pescados com a UE - Em 2007, o Brasil exportou para os países da Europa, que compõem o maior bloco econômico do mundo, cerca de US$ 131,5 milhões em pescados, o que corresponde a mais de 27 mil toneladas. Só nos primeiros três meses deste ano, o Brasil vendeu US$ 23,4 milhões, embarcando 4,5 mil toneladas de pescados. (Mapa)

Conteúdos Relacionados