PECUÁRIA II: Mapa não vai prorrogar prazo para migrar ao novo Sisbov

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, afirmou nessa segunda-feira (15/10) que o prazo para os pecuaristas migrarem do antigo para o novo Sisbov - que vai até 31 de dezembro próximo - não será prorrogado. Portocarrero alertou que o descumprimento desse prazo implicará na perda de rastreabilidade dos animais, já que o modelo antigo será extinto no dia 1º de janeiro de 2008.

Balanço - A afirmação foi feita durante a reunião preparatória para receber a missão da União Européia que virá ao Brasil em novembro. Durante a reunião também foi apresentado balanço que informa o total de animais inseridos no antigo e no novo Sisbov. O sistema atual conta com mais de 8,8 milhões de bovinos vivos, 703,7 mil abatidos e 95,4 mil desligados (excluídos da base), totalizando pouco mais de 9,6 milhões de cabeças.

Previsão - Já o modelo antigo é superior a 76 milhões de cabeças, incluindo animais vivos, mortos e desligados. A previsão dos técnicos do Ministério da Agricultura é de 15 milhões de cabeças cadastradas no novo sistema até o dia 31 de dezembro próximo, o que suprirá, com folga, a demanda por carne bovina rastreada do Brasil. Dos 170 países importadores do produto brasileiro, 54 exigem rastreabilidade, entre eles os da União Européia. (Mapa)

Conteúdos Relacionados