PECUÁRIA: Cooperativas que produzem carnes se reúnem com grupo gestor do Programa Pecuária Moderna

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Representantes das cooperativas agropecuárias paranaenses Cocamar, Cooperaliança, Frísia e Maria Macia, que trabalham com a produção de carnes, estiveram reunidos, na tarde dessa segunda-feira (23/10), com o grupo gestor do Programa Pecuária Moderna. O encontro foi híbrido, com a parte presencial realizada na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, com profissionais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Pela Ocepar, participaram o superintendente Robson Mafioletti, o gerente de Desenvolvimento Técnico, Flávio Turra, e o analista técnico, Alexandre Amorim.

Objetivo - “O objetivo da reunião foi avaliar como as cooperativas podem colaborar no desenvolvimento do programa”, informou Amorim. Atualmente há seis cooperativas registradas no Sistema Ocepar que trabalham com bovinocultura de corte, com foco maior em carnes nobres. Juntas, elas abatem 70 mil animais por ano e agregam aproximadamente 500 cooperados.

Programa - O Programa Pecuária Moderna é uma iniciativa do Governo do Estado, executada em parceria com várias entidades, entre elas, o Sistema Ocepar e as cooperativas. A iniciativa tem o propósito geral de aumentar a renda dos pecuaristas e profissionalizá-los para que possam alcançar mais produtividade e qualidade, com ênfase no giro mais rápido do capital investido, terminando animais com a qualidade exigida pela indústria e mercado consumidor, tanto interno como externo, agregando valor ao produto. O programa terá duração de 10 anos e abrange todo o Paraná. A estratégia básica é trabalhar com grupos de produtores formais e informais, além de fortalecer as cooperativas de carne de qualidade do Estado e fomentar as novas.

Números - De acordo com dados do Departamento de Economia Rural, da Seab, o Paraná ocupa a décima primeira colocação no ranking nacional de produção de carne bovina, com um rebanho aproximado de 6,3 milhões de cabeças. A atividade utiliza uma área de 5 milhões de hectares e envolve 56.000 produtores, sendo o quarto maior Valor Bruto da Produção Estadual. A produção atual, de 349 mil toneladas, não atende à demanda do Estado, o que oportuniza estratégias de crescimento e a expansão para a atividade. Saiba mais acessando: https://www.idrparana.pr.gov.br/Pagina/Pecuaria-Moderna-Bovinocultura-de-Corte

Conteúdos Relacionados