PARANÁ CITRUS ABSORVERÁ MAIS PRODUTOS
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Paraná Citrus, fábrica de suco concentrado e congelado de laranja da Cocamar em Paranavaí, deu a largada para diversificar a sua linha de produtos. Além de laranja, a empresa pretende investir também no processamento de outros tipos de frutas, com o objetivo de fornecer matéria-prima para a fábrica de sucos em Maringá. De acordo com o superintendente Antonio Ailton Basso, numa primeira etapa será absorvida a produção de 500 hectares de tangerina da variedade montenegrina que começam a ser plantados, numa ação desenvolvida em conjunto com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).
Vantagem - A vantagem da montenegrina é que a colheita ocorre mais tarde que as outras variedades, possibilitando o aproveitamento industrial. Os 500 hectares serão plantados, prioritariamente, por pequenos proprietários, que passarão a ter uma nova opção de renda. ?Estamos analisando outros projetos?, destacou Basso, lembrando que isso servirá para estimular os minifúndios localizados em Paranavaí e municípios vizinhos.
Esmagamento - Na safra 2002, já em andamento, a Paraná Citrus deverá receber e esmagar 3 milhões de caixas de 40,8 quilos, o dobro em relação a 2001, quando a safra foi prejudicada pelas fortes geadas e o tempo seco no ano anterior. Ele acrescentou que até o final do ano os pomares de laranja da região deverão ser ampliados em mais 1,5 milhão de pés de laranja, como resultado do projeto de expansão desenvolvido por aquela empresa e a Cocamar.