PAP 2012/13 II: BC reduz alíquota adicional de compulsório para financiar safra

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Banco Central (BC) reduziu pela metade a alíquota adicional de recolhimento compulsório dos bancos sobre depósitos à vista. A redução vai liberar R$ 14,8 bilhões para financiamento da safra agrícola 2012/2013. Circular 3.603 publicada na edição desta sexta-feira (29/06) do Diário Oficial da União estabelece que, a partir de 1º de julho, serão recolhidos somente 6% e não mais 12% do valor desses depósitos. A alíquota normal, que era de 43%, não foi alterada.

Ajustes - Para assegurar que o dinheiro seja aplicado em crédito rural, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a resolução 4.097, fazendo ajustes no direcionamento de recursos à vista e da poupança rural (exigibilidades) para essas operações.

Reunião extraordinária - A redução da alíquota adicional do compulsório foi aprovada em reunião extraordinária da diretoria do BC, nesta quinta-feira (28/06), logo após o anúncio de recursos para a safra, que terá cerca de R$ 115 bilhões. E faz parte do pacote do governo para estimular a agricultura e a produção nacional de alimentos.

Encolhimento - A atividade econômica do agronegócio encolheu 8,5% no primeiro trimestre deste ano. Para o ano calendário de 2012, o BC prevê queda de 1,5%, o que indica alguma recuperação até dezembro. Para tanto, o setor conta com o efeito das medidas do governo. (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados