Presidente da Coopavel fala sobre força do cooperativismo no agro durante 2ª edição do GazzSummit Agro e FoodTechs
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Dilvo Grolli, presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, apresentou um panorama do agronegócio brasileiro, com estatísticas de produtividade, oportunidades e desafios, nessa quarta-feira (26/03), durante o GazzSummit Agro e FoodTechs, realizados pelo jornal Gazeta do Povo, em Curitiba, na Ligga Arena. O evento integra a programação do Smart City Expo Curitiba.
Com indicadores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Grolli falou sobre o crescimento da produtividade das safras de grãos no Brasil nos últimos 35 anos, com aumento de 5% ao ano, e relembrou os bons números da colheita paranaense em 2024/2025, com expectativa de produção de 43,2 milhões de toneladas de grãos. A região Sul é responsável por 27% do total produzido em grãos no país, no mesmo período, atrás apenas da região Centro-Oeste, com 49% da produção brasileira.
“O Brasil tem um grande potencial na área do agronegócio. Nos últimos 35 anos, a produção de grãos aumentou em 468% e projeções apontam que, daqui a 4 ou 5 anos, iremos produzir cerca de 400 milhões de toneladas. Essa produtividade vem do empreendedorismo dos produtores rurais. Ao melhorarmos nossa produtividade, estamos gerando mais empregos, distribuindo renda e tirando muitas pessoas da dificuldade”, afirmou o palestrante, lembrando a relevância da educação no aprimoramento das técnicas e da produtividade na agropecuária. “A tecnologia não vem sozinha: vem com conhecimento técnico. E esse conhecimento começa com a base da educação”, concluiu.
Em sua apresentação “Agronegócio Brasileiro: case Coopavel”, o dirigente também reforçou o protagonismo do Show Rural para o agronegócio nacional. O evento anual, que apresenta novas tecnologias, equipamentos e técnicas para apoiar os produtores, realizado neste ano entre os dias 10 e 14 de fevereiro, em Cascavel, teve 407.094 visitantes. O evento de 2026 já está agendado para o período de 9 a 13 de fevereiro.
Sobre o mercado internacional, Dilvo Grolli ressaltou os desafios enfrentados pelos produtores rurais, como a recessão econômica mundial, com elevação em taxas de juros, conflitos armados, crescimento populacional, questões sanitárias, além de mencionar problemas na infraestrutura brasileira. “Enquanto não conseguirmos dominar as incertezas e os desafios, não conseguiremos o crescimento e o desenvolvimento”, refletiu, com ênfase no papel das cooperativas para o desenvolvimento do agro.
“Não por acaso, 70% de toda a soja que nós plantamos no Brasil passa pelas cooperativas, assim como o milho e outros produtos. E o Paraná tem uma grande vantagem: a maior organização desse modelo do cooperativismo no país está aqui, é o Sistema Ocepar. Se não tivéssemos uma organização forte, nós não cresceríamos”, finalizou Dilvo Grolli.
GazzSummit
O GazzSummit Agro e FoodTechs é realizado pela Gazeta do Povo com o propósito de ser um dos principais fóruns de discussão sobre inovação no agronegócio e no setor de alimentos e bebidas.
FOTO: Samuel Milléo Filho / Assessoria Sistema Ocepar