Operação Safra pretende evitar filas no Porto

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A Operação Safra, que pretende organizar o escoamento da safra 2005, começou a ser planejada pelos órgãos competentes, e estará concluída no início da próxima semana, de acordo com informações da assessoria da Polícia Militar ao jornal Gazeta do Povo de hoje (07.03). As reuniões de planejamento da operação começaram depois de o governador Roberto Requião ter adiantado, na reunião do secretariado da última terça-feira, que ela será semelhante à que ocorreu no litoral. A operação terá a participação das polícias militar e rodoviária, que vão trabalhar para garantir ordem e segurança aos motoristas.

Filas - A preocupação do governo é evitar as filas nas rodovias e o governo está lembrando que as empresas somente deverão enviar seus caminhões carregados com soja para o Porto de Paranaguá quando já tiverem o contrato de venda fechado e o navio estiver pronto para receber a mercadoria, como se isso fosse um assunto fácil. Apesar da quebra com a estiagem, a produção de soja da safra 2005 no Paraná deverá ser maior que a de 2004, com a colheita ficando entre 11,1 milhões e 12,1 milhões de toneladas, segundo estimativas do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura.

Cooperativas - Segundo a Ocepar, estas medidas são positivas, pois auxiliam na organização do escoamento da safra. Para o gerente técnico e econômico, Flávio Turra, neste ano teremos uma safra diferenciada, por conta dos baixos preços internacionais para a soja e em decorrência da estiagem que reduziu a produção. “Tudo indica que o escoamento da produção neste ano acontecerá de uma forma diferenciada, pois os produtores, por conta dos baixos preços internacionais, farão a comercialização de forma mais eqüitativa ao longo do ano, ao contrário dos outros anos, quando o produtor queria escoar sua produção para aproveitar o bom momento do mercado lá fora”, lembra. A Ocepar ressalta que mesmo em anos anteriores, sempre orientou as cooperativas para que enviassem suas cargas, apenas após fechado os contratos no porto e assim evitar formação de filas.

Deral - De acordo com o engenheiro agrônomo do Deral, Ottmar Hübner, foram colhidos 4,4% da safra de soja e comercializadas 131 mil toneladas, ou apenas 2% do total. No ano passado, em igual período, 20% da produção de soja já havia sido vendida. Segundo Hübner, este ano, tanto produtores quanto as fábricas estão mais cautelosos para não comprar soja antecipada e evitar quebra de contrato, como ocorreu em 2004. O preço da soja também não anima a venda pelos produtores. A saca de 60 quilos está sendo cotada em média, este mês, a R$ 27,12. Em fevereiro de 2004, o preço médio ficou em R$ 42,46, e em março daquele ano chegou a bater nos R$ 52.

Mudanças - Várias medidas estão sendo adotadas pelo Porto de Paranaguá para evitar as filas de caminhões. A Appa adquiriu uma área de 300 mil metros quadrados no valor de R$ 8 milhões da Rede Ferroviária Federal, localizada no quilômetro 5 da BR-277, que servirá de estacionamento para caminhões que aguardam o desembarque. Foram pavimentados com concreto 25 quilômetros de ruas que dão acesso ao porto, garantindo melhor trânsito aos caminhões. A Appa também deu preferência de embarque para os navios de prancha grande, que têm maior capacidade de carga para agilizar os embarques e diminuir as filas.

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