OCB: Cooperativistas paranaenses visitam a Frutal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo de cooperativistas paranaenses coordenado pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, chegou nesta terça-feira (13/9) a Fortaleza (CE) para participar da 12 ª edição da Feira Internacional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2005) e realizar uma visita técnica ao interior do estado. A comitiva paranaense integrada pelo vice-presidente da OCB, Luiz Roberto Baggio, que também é presidente da cooperativa Bom Jesus, tem como principal objetivo conhecer o desenvolvimento do agronegócio no Ceará e prospectar negócios.

Cooperativas
- Fazem parte da comitiva os seguintes presidentes de cooperativas: Luiz Lourenço, da Cocamar; Jorge Karl, da Agrária; Irineu Rodrigues, da Lar; Alfredo Lang, da C. Vale; José Otaviano Ribeiro, da Cofercatu; Carlos Murate, da Integrada e Eliseu de Paula, da Corol. Juntas essas cooperativas paranaenses são responsáveis por mais de R$ 6 bilhões, ou seja, 37% do total do faturamento em 2004 das cooperativas agropecuárias do Paraná. “Temos interesse em novas tecnologias, trocar experiências e gerar oportunidades de negócios para as cooperativas. Pretendemos conhecer as estruturas produtivas, os canais de irrigação, o potencial de exportação da região e os projetos voltados para pequenos e médios produtores rurais”, explica Baggio.

Cocamar - De acordo com o presidente da Cocamar, a cooperativa tem planos de expandir a produção de frutas. “Hoje produzimos laranja, mas queremos diversificar a produção com frutas como goiaba, abacaxi, tangerina e maracujá”, disse. Já o presidente da Agrária afirma que o interesse maior da cooperativa é em projetos de frutas, flores e aqüicultura. “A Agrária tem poucos produtores de flores. Nossa idéia é intensificar a profissionalização desses produtores, procurar novos mercados e oportunidades de negócios”.

A comitiva seguiu na quarta-feira (14/9) para conhecer a estrutura de exportação do Porto de Pecém, principal canal de escoação da produção de flores e frutas do Nordeste. Depois segue para o interior do estado para conhecer os projetos Pasto Verde, de pastejo rotacionado em Paracuru; e Projeto Baixo Acaraú, de produção de maracujá, abacaxi, mamão e banana. Na noite de ontem os cooperativistas serão recepcionados pelo secretário de Agricultura do Ceará, Carlos Matos, que apresentará o Projeto Rosas do Ceará. Hoje, quinta-feira (15/9) o grupo estará na fábrica de suco de maracujá, em Ubajara, e depois irá para a cidade de São Benedito visitar a produção de rosas da Reijers. (Informe OCB)

Conteúdos Relacionados