O Procoope e as pequenas cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"Pequenas apenas no faturamento ou no seu tamanho, mas não na sua importância e no trabalho realizado junto a setores fundamentais da nossa economia. Cooperativas que geram empregos, renda e viabilizam sonhos". É assim que o assessor de cooperativismo do Programa de Apoio Integral às Pequenas Cooperativas - Procoope, da Gerência de Monitoramento e Autogestão do Sescoop Paraná, Izaias Lopes define o seu trabalho e do analista João Gogola, responsáveis pelo monitoramento e assessoria de aproximadamente 102 das 205 cooperativas filiadas à Ocepar (veja quadro). O programa visa atender às cooperativas de pequeno porte (com registro provisório ou definitivo na Ocepar) e às cooperativas de qualquer porte que possuam o registro provisório.

Atribuições - João Gogola explica que "as funções deste setor visam orientar e auxiliar as cooperativas a manterem a sua vida societária dentro dos parâmetros estabelecidos pela Lei 5764/71, além de elaborar planos de trabalhos específicos, voltados a atender as demandas levantadas nas visitas técnicas. Serve como elo de ligação entre as cooperativas atendidas e os demais setores da casa", afirma. Todas as cooperativas atendidas pelo Procoope são visitadas ao menos uma vez no ano quando são apresentados alguns indicadores financeiros dela comparados à média do estado, visando demonstrar a diretoria a evolução da sociedade. "Também é de responsabilidade do programa emitir pareceres à diretoria da Ocepar, sobre a viabilidade de cada cooperativa que pleiteia registro no Sistema, e também sobre a evolução destas e se as mesmas atendem toda a rotina legal da Lei Cooperativista com a idéia de respaldar a confiança no Sistema. Quando a cooperativa não atende tais requisitos ela é orientada a regularizar caso não faça isto a diretoria da Ocepar vota pelo cancelamento de seu registro", explica Gogola. O Procoope mantém também banco de dados atualizado, para que a qualquer momento solicitado fornecer informações econômicas, financeiras, operacionais e sociais sobre os ramos e cooperativas por ele atendidos.

Visitas técnicas - Um trabalho que aos poucos ganha corpo dentro do sistema, na medida que as cooperativas assessoradas podem ver na prática os resultados. Um exemplo foi a série de visitas técnicas realizadas por Izaías entre os dias 11 a 15 de agosto a diversas cooperativas região norte e noroeste do Paraná. "Além do contato diário através de telefone, e-mail ou correspondência também fazemos um trabalho de consultoria direta nas cooperativas e estas visitas fazem parte do projeto do Procoope. Nestas oportunidades podemos esclarecer todas as dúvidas dos membros das diretorias, conselho de administração, conselho fiscal e até mesmo dos cooperados. Abordamos sobre atualização de dados cadastrais, verificação da vida societária, reunião da diretoria, conselhos fiscal e administrativo, livro Ata, registros obrigatórios, Os resultados tem sido altamente positivos, pois neste pequeno período de existência do Procoope conseguimos regularizar diversas cooperativas, trazendo-as para dentro do sistema", conta Izaías. As cooperativas visitadas foram Coocam, Cooferco, Coomari (ramo educacional), Uniodonto de Londrina e de Umuarama (ramo saúde), Unicredi Norte e Sicoob/Arcomar (ramo crédito), Cerast (ramo infra-estrutura) Cooperaves e Contruz (ramo agropecuário).

Feedback - E para sabermos sobre resultados práticos, falamos por telefone com alguns dos dirigentes das cooperativas visitadas pelo Procoope. Para o gerente Carlos Alberto Galhardo, da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Revendedores de Combustíveis de Maringá e Região (Sicoob/Arcomar), o trabalho realizado pelo Sescoop Paraná através do Procoope "é muito importante na medida que possibilita as cooperativas esclarecer suas principais dúvidas, principalmente em questões legais. Esta aproximação é fundamental, pois fortalece o relacionamento entre as entidades. Estas visitas é uma ótima oportunidade para a troca de informações. O Procoope tem nos auxiliando muito em diversos aspectos", destaca Galhardo. A Sicoob/Arcomar tem 182 cooperados e uma movimentação de R$ 2 milhões.

Importante elo - Quem também compartilha com o mesmo sentimento de Galhardo é o gerente geral da Unicred Londrina, Antonio Hernandes, que pela primeira vez recebeu uma visita do Procoope "foi uma visita prática e bastante esclarecedora". Segundo ele, "no desempenho das funções do dia-a-dia na cooperativa, muitos detalhes acabam passando despercebidos e nada melhor do que podemos contar com a experiência de técnicos da Ocepar/Sescoop Paraná para nos orientarmos". A Unicred possui 3,2 mil cooperados e atua em Londrina, (sede) e 11 outros municípios do norte e norte pioneiro do estado. Hernandes lembra que o Procoope tem funcionado como um Elo entre as cooperativas e a Ocepar/Sescoop Paraná.

Quadro de cooperativas atendidas pelo Procoope

Ramo

Total

Agropecuário

17

Saúde

15 (8 Uniodontos, 2 Unimed´s e 5 outras)

Crédito

15 (5 Sicoob, 6 Unicred e 4 Crédito Mútuo)

Infra-estrutura

09

Educacional

11 (9 de alunos e 2 de pais e professores)

Transporte

13

Consumo

01

Habitação

01

Trabalho

18

Turismo

01

TOTAL GERAL

102



Conteúdos Relacionados