NOVA PRODUTIVA: 13º Dia de Campo do Projeto Arenito acontece em Santo Inácio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi realizado, no dia 05 de março, na Estância JAE, município de Santo Inácio (PR), o 13º Dia de Campo do Projeto Arenito, com o apoio e a participação da cooperativa Nova Produtiva. Estiveram presentes no evento produtores de diversos estados, acadêmicos dos cursos de agronomia e zootecnia, profissionais de cooperativas, extensão rural, instituições de ensino superior e de pesquisa.

Referência - O Projeto Arenito tornou-se referência nacional na difusão de tecnologia voltada a Sistemas de Integração Lavoura / Pecuária. Destacando-se pela inovação, foi apresentado nesta edição, o Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, onde os visitantes tiveram a oportunidade de avaliar a introdução da cultura de eucalipto como alternativa de renda na propriedade rural, sem comprometimento das demais atividades.

Resultados - Foram apresentados no Dia de Campo os resultados da produção animal em pastagem com adubação mineral e em pastagem consorciada com estilosantes, que é uma leguminosa que apresenta grande potencial forrageiro por ser boa fonte de proteína e por causa da boa fixação biológica de nitrogênio, adaptando-se bem aos solos menos férteis.

Implantação - No encerramento das atividades, foram apresentados os resultados do Projeto Arenito desde sua implantação, em 2005, demonstrando que, ao serem adotadas práticas que levem em consideração todos os fatores do processo produtivo, é possível recuperar áreas degradadas, maximizar a renda e, principalmente, coexistir com o meio ambiente sem sua degradação, de forma a garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento da tecnologia de produção. 

Desenvolvimento sustentável - Segundo o diretor presidente da Nova Produtiva, Tácito Barduzzi Júnior, a cooperativa apoia e patrocina a realização do evento desde seu inicio, em 2005, pois os trabalhos realizados possibilitam aos produtores rurais alternativas para o desenvolvimento sustentável na região do arenito do Vale. "Este é mais um dos esforços da Nova Produtiva no sentido de buscar alternativas para viabilizar as propriedades localizadas no arenito, integrando a agricultura com a pecuária e já incluindo o reflorestamento no processo. Desta forma, é possível agregar mais resultados ao processo produtivo, com maior retorno econômico a seus cooperados e a preservação do meio ambiente", ressaltou Tácito. (Nova Produtiva)

Conteúdos Relacionados