NOMEAÇÃO: Pesquisadora da Embrapa Soja toma posse na ABC

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A pesquisadora Mariangela Hungria da Cunha, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, toma posse nesta terça-feira (5/05), no Rio de Janeiro, como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na área de Ciências Agrárias.

Fixação biológica - A nomeação da pesquisadora deveu-se às pesquisas com fixação biológica do nitrogênio, em que bactérias presentes na natureza são selecionadas para fornecer o Nitrogênio necessário para diversas culturas. Esta tecnologia dispensa a utilização de fertilizantes nitrogenados; produtos que além de aumentar os custos de produção, podem ser prejudiciais na preservação do meio ambiente.

Carreira - Pesquisadora da Embrapa desde 1982; Mariangela está lotada na Embrapa Soja (Londrina-PR) desde 1991. A pesquisadora possui graduação em Engenharia Agronomica - USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas - USP - ESALQ, doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-graduação na Cornell University (1989), University of California - Davis e Universidade de Sevilla (1998).

Publicações - Mariangela tem mais de 500 publicações (trabalhos, livros, capítulos de livros, publicações técnicas) e já lançou várias tecnologias, para  as culturas do feijoeiro, do milho e do trigo. É representante da área ambiental e do solo da Sociedade Brasileira de Microbiologia e representante brasileira na rede de biofertilizantes ibero-americana BIOFAG. Atualmente é consultora da Fundação Bill & Melinda Gates para projetos de fixação biológica do nitrogênio na África, bem como de projetos na Argentina e Peru. (Imprensa Embrapa Soja)

Conteúdos Relacionados