NF-E: Nota Fiscal Eletrônica chega em 2010 na atividade agropecuária

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

As empresas agropecuárias devem aderir no ano de 2010 à Nota Fiscal Eletronica (NF-e), exigência da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). A adequação já está ocorrendo também nas empresas fabricantes de automóveis, cimento, medicamentos, frigoríficos, ferro-gusa, laminados, bebidas e siderúrgicas. Diferente do método tradicional, em que as notas são lançadas de forma manual e atreladas a talões ou formulário contínuos, o processamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será on-line, facilitando as consultas e criando também um sistema mais eficaz contra sonegação.

Procedimentos - O gerente administrativo e financeiro da Agropecuária Jacarezinho Ltda, Maurício Carlos Martins Cruz, explica que a implantação da NF-e na atividade agropecuária eliminará uma série de procedimentos, cortando gastos com impressão de formulários contínuos, agilizando troca de informações, aumentando a confiabilidade dos dados e dispensando a guarda de documentos. "Haverá uma segurança maior nos dados gerados para o faturamento de um produto, bem como na prestação de contas e recolhimento de tributos", enfatiza.

De acordo com Cruz, com a NF-e as empresas terão acesso aos portais tributários das esferas municipal, estadual e federal, podendo realizar operações em tempo real e pesquisa em informações contábil e fiscal que estarão padronizadas e compartilhadas."Se houver irregularidades, estas serão detectadas imediatamente, facilitando as medidas de correção e regularização dos documentos", finaliza.

A expectativa, segundo a Receita Federal e os fiscos estaduais, é que, com a obrigatoriedade da NF-e, cerca de 10 milhões de notas fiscais eletrônicas, oriundas de todos os segmentos exigidos, sejam emitidas por mês. Notas fiscais da venda de produtos como animais, grãos, insumos e demais, devem ser cadastradas no Controle Eletrônico de Nota Fiscal de Saída (Cenf), disponível no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). As informações são de assessoria de imprensa. (Agrolink)

Conteúdos Relacionados