MISSÃO TÉCNICA: Comissária de Agricultura da UE viajará na próxima semana ao Brasil

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

 

Brasil

A comissária européia de Agricultura, Mariann Fischer Boel, visitará entre os dias 11 e 17 Argentina e Brasil para fortalecer a cooperação agrícola e discutir questões como o desenvolvimento de biocombustíveis e as negociações da Rodada de Doha na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Paraná - O Paraná também entrou no roteiro de visitas das comissária européia, que tem o status de ministro. Com o objetivo de conhecer as práticas de sanidade adotadas no Estado, a comissária visitará as cooperativas Castrolanda e Batavo. 

Argentina - Fischer Boel irá à Argentina no dia 11, onde se reunirá em Buenos Aires com os ministros da Economia, Miguel Peirano, Assuntos Exteriores, Jorge Taiana, e o secretário de Agricultura, Javier de Urquiza. A comissária assinará um memorando de cooperação entre a União Européia (UE) e a Argentina para o período compreendido entre 2007 e 2013.

Agropecuária - Nos dias 12 e 13 ela irá para a província de Córdoba, na qual visitará plantações de milho, trigo e soja, além de criações de gado. Fischer Boel irá no dia 14 a Brasília, onde se reunirá com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Silas Brasileiro e com diretores de associações de agricultores e criadores de gado. Nos dias 15 e 16 visitará plantações de cana-de-açúcar e de cítricos, além de fazendas produtoras de lácteos e fábricas de etanol.

Momento é importante - A viagem da comissária européia ocorre em um momento importante, quando se negocia a liberalização das trocas comerciais mundiais dentro da Rodada de Doha, na OMC, e Argentina e Brasil reivindicam à UE mais abertura de seus mercados. A agricultura é um aspecto fundamental nas negociações da UE com o Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, em processo de adesão -, embora estas discussões estejam paralisadas, à espera dos resultados de Doha. O Brasil é o maior exportador de produtos agrícolas aos países da UE. (Com informações Agência EFE)

Conteúdos Relacionados