MISSÃO: Cooperativas conhecem modelos de gestão e educação europeus

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Missão de líderes cooperativistas sul-matrogrossenses e paranaenses visitou, entre final de setembro e começo de outubro, os sistemas de gestão e educação cooperativistas da Espanha, Itália e Alemanha. A iniciativa foi da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com o apoio institucional do Ministério da Agricultura.

Participantes - Participaram das visitas representantes de cooperativas dos setores de suínos, soja, algodão, arroz e trigo e das áreas de crédito e saúde. O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Márcio Portocarrero, explicou que os modelos de instituições de representação política e academias de formação em cooperativismo, podem ser adaptados para o Brasil. "Temos que tratar o cooperativismo como um negócio de resultados, e estar atentos ao que acontece no mundo, especialmente na Europa, principal comprador dos nossos produtos agrícolas", garantiu.

Formação continuada - Portocarrero ressaltou ainda, que as cooperativas europeias investem em formação continuada de líderes, cooperados e colaboradores para diferenciar e agregar valor aos produtos. "Vivenciar a maneira como as suas organizações de representação atuam pode contribuir para que o cooperativismo brasileiro continue sendo um bom exemplo para a América do Sul", finalizou. (Mapa)

Conteúdos Relacionados