MILHO II: Seca na Argentina pode levar à pior safra em cinco anos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Argentina já havia colhido 73% da safra de milho 2008/09 em 28 de abril, um estágio avançado em relação aos 57% registrados na mesma data no ano passado. Conforme a colheita se aproxima do final, a Secretaria de Agricultura mantém sua expectativa de produção entre 12,5 milhões e 13,8 milhões de toneladas. Esse seria o pior resultado em cinco anos, por causa da seca.

Variação - No distrito de San Francisco, na província de Córdoba, a produtividade varia fortemente, entre 3 toneladas e 7 toneladas por hectare. No distrito de Pehuajo, na província de Buenos Aires, a colheita segue mais lentamente, porque as máquinas estão em uso nas lavouras de soja.

Lavouras precoces - As lavouras mais precoces já foram completamente colhidas e os produtores iniciam agora as mais tardias, que também vêm apresentando baixa produtividade, por causa da falta de chuvas. Até 28 de abril, 76% da safra havia sido colhida, contra 68% na mesma data no ano passado. No distrito Bolívar, em Buenos Aires, o tempo seco permite rápido progresso da colheita.

Projeção - A Secretaria chegou a apresentar, em março, projeção de produção entre 37 milhões e 39 milhões de toneladas, mas recuou e informou que o anúncio se devia a "erros". A Bolsa de Cereais de Buenos Aires projeta produção de 34 milhões de toneladas, queda brutal diante da perspectiva inicial de 50 milhões de toneladas. As informações são da Dow Jones. (Agência Estado)

Conteúdos Relacionados