MILHO: Câmara Setorial quer aumentar produtividade do grão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"O aumento da produtividade do milho é uma das prioridades do setor para 2009." A declaração é do presidente da Câmara Setorial do Milho e Sorgo, César Borges, que conduziu os trabalhos do comitê, nesta terça-feira (28/04), em Brasília.

Grupo de trabalho - Para tratar do tema, foi criado um Grupo de Trabalho que buscará as ferramentas para as ações estratégicas de melhoria da tecnologia usada pelos agricultores. "A idéia é implementar um programa baseado em dois pilares. Na capacitação, importante para transferir conhecimentos tecnológicos aos setores produtivos, e na comunicação, que conscientizará produtores, técnicos e extensionistas sobre o conjunto de tecnologias, serviços e produtos que aumentam a produtividade do milho", disse o representante da Associação Nacional de Defesa Vegetal, Edivandro Seran.

Padronização oficial - Durante a reunião, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (SDA/Mapa) informou que o projeto para modificar a padronização oficial do milho será apresentado nos dias 25 e 26 de junho, em Brasília. Para dar sugestões ao tema, a Câmara criou, nesta terça-feira (28/04), um grupo técnico formado por produtores, indústria e exportadores de milho. A perspectiva é que o regulamento técnico entre em consulta pública, pelo prazo mínimo de 60 dias, seguida de reunião nacional para consolidar o projeto e publicá-lo. Já passaram por essa mudança de padronização as culturas da soja, em 2007; feijão, em 2008 e arroz, em 2009. A expectativa do Mapa é concluir a regulamentação do milho até o primeiro semestre de 2010.

Projeções - Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2008/2009 o Brasil deverá produzir 51,9 milhões de toneladas de milho e exportar 8 milhões de toneladas cultivada em 14,4 milhões de hectares. O sorgo deve alcançar 1,8 milhão de toneladas, em 807 mil hectares. A área plantada aumentou 48,6% em relação ao resultado obtido em 2000, que foi de 543,2 mil hectares. A oitava reunião ordinária da Câmara Setorial do Milho e Sorgo será em conjunto com a Câmara Setorial de Aves e Suínos, em Porto Alegre/RS,  no dia 26 de maio. (Mapa)

Conteúdos Relacionados