MÍDIA: Leite é tema de reportagem na rádio CBN de Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

midia 02 03 2021Com o tema “efeito muçarela: como a pecuária do leite sobrevive à pandemia”, foi ao ar, na semana passada, na rádio CBN Curitiba, uma reportagem sobre a importância da cadeia produtiva do leite no setor cooperativista paranaense. “O leite está presente em vários produtos na casa do brasileiro. Ele movimenta a indústria de queijos, manteigas e derivados. Com grande parte da produção destinada à fabricação de muçarela, fornecida para restaurantes e pizzarias locais e de São Paulo, a pecuária leiteira foi um dos setores que sofreu no início da pandemia de Covid-19 e precisou se adaptar às novas tendências de consumo. O setor, que reúne diversos pequenos produtores, contou com a ajuda do cooperativismo para sobreviver”, destaca a reportagem.

Frimesa - Um dos entrevistados foi o presidente da Cooperativa Central Frimesa, com sede em Medianeira (PR) e membro da diretoria da Ocepar, Valter Vanzela. A cooperativa, além da produção de carnes, tem atuação na fabricação de derivados do leite, processando um milhão de litros por dia e gerando produtos de valor agregado, como o queijo muçarela.

Witmarsum - Quem também participou como entrevistado, foi o presidente da cooperativa Witmarsum, com sede na Colônia de mesmo nome, localizada no município de Palmeira (PR), Artur Sawatzky. A cooperativa mantém uma fábrica que produz queijos, incluindo o muçarela. O diretor-presidente, Artur Sawatzky, conta que a unidade emprega 33 pessoas e produz cerca de 30 toneladas por mês. Hoje, após quase um ano de pandemia, o setor da pecuária leiteira já se reinventou, mas permanece observando as oscilações do mercado. Para Artur, nesse cenário, o cooperativismo é um estímulo para que os produtores tenham geração de renda e não desistam.

Conseleite - Por ano, o Paraná produz cerca de 4,4 bilhões de litros de leite, sendo o segundo maior produtor do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O secretário executivo do Conseleite Paraná – conselho paritário entre produtores e indústria do leite – o zootecnista Guilherme Souza Dias cita que quase metade da produção é destinada à fabricação de queijo, como o muçarela. Segundo ele, a pandemia provocou uma migração no consumo e fez com que o ano de 2020 fosse bastante atípico para atividade leiteira.

Ocepar- Conforme o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), uma grande parcela da produção leiteira tem origem nas cooperativas do segmento no Estado, detentor de oito agroindústrias, concentradas nas microrregiões dos Campos Gerais e do Sudoeste.

Link - Acesse o link para ouvir a reportagem na íntegra: https://cbncuritiba.com/efeito-mucarela-pecuaria-do-leite/

 

Conteúdos Relacionados