MERCADO I: Cotações agropecuárias continuam em elevação

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O feijão foi o produto agropecuário que mais subiu no atacado paulista no período entre os dias 30 de novembro e 6 de dezembro, conforme levantamento da RC Consultores com base em uma cesta formada por 17 itens. Também ajudaram a sustentar o novo salto do indicador - não há quedas desde meados de outubro - as altas do suíno (11%), dos ovos (6,6%), do milho (3,5%), do café (2,7%), do trigo (1,1%), do boi gordo (1%), do frango abatido (0,7%) e do açúcar (0,7%). Mantiveram-se estáveis na semana passada as cotações da soja, do algodão, do arroz e do leite, e houve quedas nos mercados de batata (12,1%) e do tomate (3,1%).

Preços ao produtor - No campo, o índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) - vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado - também continua em curva ascendente. Fechou novembro com variação positiva de 4,53%, e o feijão também foi destaque. Para os poucos produtores que têm o produto para vender, a alta de preços chegou a 39,61%, a segunda maior entre os 20 produtos pesquisados pelo IEA. A principal valorização foi a da batata (42,74%), e também mereceram destaque no mês os saltos da carne bovina (14,99%), o milho (14,47%), a laranja destinada às indústrias de suco (13,45%) e a laranja para mesa (11,49%). (Valor Econômico)

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