MEIO AMBIENTE II: Paraná destina 12,5% mais embalagens vazias de defensivos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

De janeiro a maio, as unidades de recebimento paranaenses encaminharam 1.807 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas ao destino final ambientalmente correto (reciclagem ou incineração), volume 12,5% maior em comparação com o mesmo período de 2008, quando foram destinadas 1.605,7 toneladas. De acordo com o inpEV - instituto que tem como associados os fabricantes de defensivos agrícolas -, somente em maio, seguiram para o destino final 517 toneladas de embalagens vazias, que representam 17% do volume total do Brasil.

Ações conjuntas - Os bons índices conquistados pelo sistema de destinação final no estado são possíveis graças a ações conjuntas que envolvem agricultores, distribuidores e cooperativas, indústria e poder público, representado no Paraná pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e suas autarquias Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Brasil - O Brasil encaminhou 11.164 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos ao destino final ambientalmente correto (reciclagem ou incineração) de janeiro a maio deste ano, segundo o inpEV. Esse volume representa um crescimento de 16,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram destinadas 9.609 toneladas. Com esse índice, o país ultrapassou a marca das 10 mil toneladas, sendo que somente em maio seguiram para o destino final 3.044 t de embalagens vazias. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema de Destinação Final de Embalagens Vazias estão disponíveis no site www.inpev.org.br. (AEN)

Conteúdos Relacionados