MEIO AMBIENTE I: Coperio recebe por crédito de carbono

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Coperio (Joaçaba - SC) é um das primeiras cooperativas do estado de SC a receber retorno financeiro referente aos créditos de carbono gerados pelo sistema de biodigestores. A Coperio mantém biodigestores instalados em suas granjas de produção de suínos em Luzerna, Água Doce, Jaborá, Erval Velho e Xanxerê. Os equipamentos fazem a transformação de dejetos suínos em gás, inibindo a emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente na atmosfera. O gás metano originado pelos dejetos é transformado em gás carbônico, menos prejudicial ao meio ambiente. Segundo dados da empresa AgCert - que fez auditorias nas granjas onde os biodigestores estão instalados - entre os meses de maio de 2005 e outubro de 2006, foram emitidos 75.538 m3 de biogás. O volume é contabilizado por unidades de Reduções Certificadas de Emissão (RCE's) e é cotado em Euro.

Redução do efeito estufa - A Coperio recebe 10% do valor total. Entre os benefícios deste sistema está a redução de emissão de gases de efeito estufa e do mau cheiro, possibilidade de geração de energia e, a melhoria da sanidade dos animais. O gerente geral de Cereais da Coperio, Evandro Vettori, aponta ainda outras vantagens. "Além de seqüestrar o gás carbono, também melhora a eficiência do tratamento dos dejetos. Além disso, a parte sólida dos dejetos restantes quando lançada na lavoura é absorvida com maior eficácia e rapidez pelas plantas já que, os dejetos já passaram pelo processo de fermentação", afirma.

Tratado de Kioto - O Tratado de Kioto é um acordo internacional no qual países em desenvolvimento assumiram o compromisso de reduzir em 5% as emissões de gases de efeito estufa partindo de índices de 1990. A geração de créditos de carbono em atividades agropecuárias, como a suinocultura, ocorre pelo tratamento dos dejetos dos animais. O tratado permite que os países desenvolvidos cumpram suas metas transferindo tecnologia a países menos desenvolvidos ou, adquirindo destes créditos de carbono. È de acordo com esta possibilidade de negociação entre países, que a Coperio comercializa as RCE's. Os créditos da Coperio foram comercializados com a empresa Noble, com sede em Londres, na Inglaterra. (Imprensa Fecoagro SC)

Conteúdos Relacionados