MAPA: Iapar vai integrar Câmara de Agricultura Sustentável do Ministério

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) é o mais novo integrante da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação, órgão consultivo do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) para a definição de políticas públicas ligadas ao tema. A inclusão foi feita em reunião do último dia 22, em Londrina.

Contribuição - Florindo Dalberto, diretor-presidente do Iapar, explicou que o instituto pode contribuir no debate e implementação de ações, como plantio direto, adubação verde e rotação de culturas. Ele comentou que se buscam opções para cultivos de inverno, integração lavoura, pecuária e florestas e, ainda, na agricultura irrigada. “A integração à câmara é reconhecimento a um longo trabalho voltado a propor tecnologias para o desenvolvimento de uma agricultura ambientalmente equilibrada, mas produtiva e rentável para os produtores”.

Acervo - Ivo Mello, ligado à Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP) e atual presidente da Câmara Temática de Agricultura Conservacionista, conta que o convite ao Iapar foi motivado pelo acervo de conhecimentos e qualificação do pessoal técnico da instituição. “Esperamos uma grande contribuição, a história do Iapar se confunde com a história da agricultura conservacionista no Brasil”, conclui.

Apoio e acompanhamento - As câmaras temáticas apoiam e acompanham ações para o desenvolvimento das atividades das cadeias produtivas do agronegócio brasileiro. Enfocam os temas agricultura orgânica, agricultura conservacionista e irrigação, cooperativismo , crédito e comercialização, infraestrutura e logística, insumos, negociações agrícolas, seguros do agronegócio. “Elas funcionam como um ‘ouvido’ de determinado setor ou atividade do agronegócio, discutindo assuntos relevantes e levando sugestões objetivas ao Ministério da Agricultura”, resume Ivo Mello. (Assessoria de Imprensa do Iapar)

Conteúdos Relacionados