LEITE: Cooperativas do PR trabalham para conquistar novos mercados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na edição desta segunda-feira (20/06), o programa Globo Rural exibiu uma matéria sobre os investimentos realizados por cooperativas paranaenses dos Campos Gerais na industrialização de leite. A reportagem, de autoria do jornalista Hélio Almeida, mostra o trabalho da Castrolanda, em Castro, e da Batavo, em Carambeí. Veja abaixo o conteúdo da reportagem:

Agregação de valor e renda - Cooperativas do centro-sul investem na industrialização da produção. Sem atravessadores, elas agregam valor e aumentam os rendimentos. Os passos que o produtor Sandro Hey dá agora são mais firmes. As 340 vacas que ele tem produzem 14 mil litros de leite em um único dia e fazem do pecuarista, um dos maiores fornecedores da região.  Mas Sandro faz questão de deixar claro que chegou até aqui investindo em qualidade e apostando na cooperativa a qual é associado. "Hoje a cooperativa investe forte no leite e ajuda o produtor com assistência técnica, com cursos, o preço é diferenciado também".

 

União - A máquina não para e foi com a união de mais de 700 produtores que a cooperativa, em Castro, montou há quatro anos, uma fábrica que processa 750.000 litros de leite por dia. O leite é transformado em creme, achocolatado, ganha vida longa e mais valor. Depois de tempos abastecendo grandes laticínios do país, a cooperativa quer conquistar outros espaços e investiu na própria marca para ocupar as prateleiras dos supermercados.

 

Batavo - Há poucos quilômetros, uma outra potência está em construção, um investimento de R$ 60 milhões.

Quando se instalou na região, há 85 anos, a cooperativa montou uma indústria, que foi vendida algumas décadas depois. Mas agora, de olho no bom momento do mercado, ela mostra que ainda tem força e se prepara para a retomada da industrialização. O dinheiro veio dos cerca de 500 associados e outra parte de financiamento junto ao BNDES. A intenção é fabricar leite e leite condensado para outras empresas e no futuro, lançar a marca própria, em homenagem aos primeiros imigrantes holandeses da região.

 

Clique aqui e confira a reportagem do Globo Rural exibida nesta segunda-feira (20/06)

Conteúdos Relacionados