LAR: 2º Encontro do Cooperjúnior reúne filhos e filhas de associados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Com o objetivo de motivar os adolescentes para o cooperativismo e dar continuidade aos trabalhos realizados em julho, foi realizado o 2º Encontro do Cooperjúnior, no dia 09 de outubro, na Cooperativa Lar. Filhos e filhas de associados de 11 a 15 anos participaram de várias atividades com foco na ação conjunta. “É nesta tenra idade que buscamos chamar a atenção para o cooperativismo”, disse Carmem Reis, assessora de Ação Educativa na Cooperativa Lar. “Temos alcançado ótimos resultados, pela participação dos adolescentes aqui nesse encontro, igualmente nos Comitês por Atividade, Comitê Educativo Central, Conselho Fiscal e no Conselho de Administração. É a renovação gradativa da liderança. Hoje, temos os netos dos associados pioneiros, é a 3ª geração na liderança e preparando a 4ª geração”, complementou.

Contato direto - O Cooperjúnior representa a oportunidade do contato direto dos adolescentes, filhos e filhas de associados, com a cooperativa, e assim se sentirem realmente participantes do processo. No segundo encontro, houve a recepção logo no início da manhã, seguida da palestra com o professor Ney Guimarães sobre o Cooperativismo, onde ele ressaltou a importância da família, da propriedade e das ações conjuntas. Na sequência foram realizadas dinâmicas sobre o tema em pauta, que prosseguiram à tarde, com a formação de grupos, reforçando as ações cooperativistas.

Experiência aprovada - Guilherme Knapp Welter, 10 anos, filho do associado Valdir Carlos Welter, disse ter adorado essa experiência, por ter visto e participado de várias dinâmicas de cooperação entre os alunos e feito novas amizades. Segundo Guilherme a família se dedica à agricultura, principalmente o cultivo de soja e milho, onde ele também ajuda, quando o pai pede. No futuro também pretende ser uma agricultor associado.

Vivência em grupo - Aline Maria Kern, 11 anos, filha do associado Roque Luiz Kern, gostou do encontro e relembrou como é bom viver em grupo e a importância do respeito entre os participantes. A família produz aves e suínos e ela se sente bem como filha de associado, participante desse processo. Complementou falando que a família se reúne para as atividades e também para ouvir o programa de rádio Lar diariamente, onde o pai presta atenção às orientações técnicas, os preços dos produtos, o balcão de negócios e a palavra do Presidente. Finalizando agradeceu a todos e disse que pretende seguir com as atividades já implantadas na propriedade e ser cooperativista.

Aprendizado - Bruno Fabiano Lira, 13 anos, filho do associado Roberto Lira, foi objetivo em sua definição: “É muito legal participar do Cooperjúnior porque é ensinado à gente, a cooperar e ter uma boa decisão. É mudar o cotidiano e aprender mais”. Nas ações com a cooperativa a família trabalha as atividades pecuárias de leite e suínos. Disse também ler a revista Lar quando o pai a busca na Unidade e ouvem sempre o programa de rádio Lar, onde destaca o balcão de negócios, o mercado agropecuário e as orientações técnicas. “Tá todo mundo sintonizado sempre, e mando um abraço à família e a todos os ouvintes”. Finaliza dizendo que aprendeu a grandeza da Cooperativa e sente-se feliz e responsável por participar dela. “A responsabilidade é grande”, completou. (Imprensa Lar)

{gallery}noticias/2012/outubro/11/lar/{/gallery}

Conteúdos Relacionados