INTEGRADA: Museu do Café é apresentado na Expo Japão

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um pouco da história e das lembranças do tempo em que o café dominava os campos, a sociedade e a economia do Paraná puderam ser vistos em um espaço itinerante preparado pela Cooperativa Integrada na 50ª Exposição Agrícola da Acel e Expo Japão 2011, que aconteceu de 23 a 26 de junho, em Londrina. O Museu do Café apresentou ao público uma parte do acervo composto por materiais usados no manejo e no cotidiano dos cafeicultores daquela época. Eram ferramentas, peneiras, secadores, nebulizadores utilizados na prevenção de geadas e outros objetos preservados.

Resgate - Todo o conjunto de utensílios foi coletado ao longo de duas décadas pelo supervisor da Secretaria Executiva da Integrada, Ciro Ohara. "O museu é um resgate da história da cafeicultura no norte do Paraná. Ele mexe com o emocional dos mais velhos, que têm grandes lembranças daquela época, e também é uma forma didática de mostrar aos jovens o que é o café e o que ele representou para nossa região", explica Ohara.

 

Espaço - Além dos antigos equipamentos, foi montado um espaço com objetos utilizados nos antigos ranchos de palmito montados pelos pioneiros da região. O público também pode ver um painel com imagens das capas de jornais que estamparam manchetes sobre a geada de 1975. Todas as peças do museu fazem parte do acervo guardado por Ciro Ohara na Cooperativa Integrada. Agora, a expectativa é que todo o material seja exposto e organizado em local próprio, construído dentro de própria cooperativa. (Imprensa Integrada)

Conteúdos Relacionados