INTEGRADA: Encontro vai reunir mulheres do agronegócio em Londrina

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Neusa INT0878A agricultura evoluiu e está cada vez mais moderna e competitiva. Por isso, a participação da mulher na gestão dos negócios e da propriedade da família tornou-se imprescindível. Com esse foco, a Cooperativa Integrada realizará nesta quinta-feira (14/06), no parque Governador Ney Braga, em Londrina, o 8º Encontro de Integração Feminina, que nesta edição tem o tema “A mulher cooperativista e o agronegócio”.

Expectativa de público - Mais de 200 mulheres, dos municípios do norte e do oeste do Paraná, são esperadas para o evento. Todas são cooperadas, esposas ou filhas de produtores rurais associados. Além da troca de experiências, o encontro tem o objetivo de oferecer ferramentas e conhecimento para que a mulher seja cada vez mais empreendedora e gestora das atividades rurais.

Palestras e oficinas - Durante todo o dia, as participantes assistirão a palestras e oficinas com o objetivo de despertar a consciência da força e da responsabilidade feminina nos resultados da propriedade e no fortalecimento do próprio cooperativismo. “Não basta apenas produzir, é preciso também gerenciar os custos para minimizar os riscos, além de conhecer as lógicas de mercado para não colocar toda a produção em risco. Por isso, é fundamental a participação da mulher na gestão dos negócios. Foi-se o tempo em que a obrigação da mulher era somente cuidar do lar e da família”, explica a Assessora de Cooperativismo da Integrada, Lívia Favoreto.  Ela lembra que, mais do que ter conhecimento do assunto, as mulheres precisam ter confiança nelas mesmas para assumir responsabilidades que antes eram relegadas apenas ao homem da família.

Guaravera - Ao lado do marido e do filho, Elza Nakamura auxilia a administração da propriedade da família, localizada no distrito de Guaravera, em Londrina. Nos 120 hectares de área de cultivo, eles produzem grãos, citros e hortaliças. “Procuro acompanhar o cotidiano da atividade de perto, até na lavoura trabalho, se precisar”, conta. Elza participa das atividades e treinamentos da cooperativa e afirma que o conhecimento é fundamental para o sucesso da atividade. “Hoje precisamos conhecer ou ter noções de manejo da lavoura, de economia e de administração. Tudo isso para conduzir a propriedade da melhor forma”, ressalta.

Núcleos Femininos - As cooperativas colocam em prática há anos uma séria de projetos e atividades voltadas para as mulheres. A Integrada conta com 18 Núcleos Femininos que desenvolvem ações nas cidades onde a cooperativa atua. Ao todo, participam mais de 600 mulheres, entre cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Também fazem parte dos Núcleos colaboradoras e esposas dos colaboradores da Integrada.

Ações - Além de ser uma forma de aproximar as mulheres das atividades da cooperativa, os Núcleos Femininos desenvolvem diversas ações para capacitação e desenvolvimento das participantes.

Floraí - Esposa de cooperado, mãe e avó, Neusa Maria Peron Marques participa do Núcleo Feminino de Floraí desde sua formação, há 12 anos. Hoje ela é coordenadora do grupo, que conta com 23 participantes e também estará presente no 8º Encontro de Integração Feminina, em Londrina.

Conhecimento - Segundo ela, mais do que o companheirismo, a participação no Núcleo Feminino permitiu a busca por conhecimento e maior envolvimento no cotidiano das atividades do campo. “Ficamos mais próximas das atividades da família e da cooperativa, compartilhando opiniões e decisões. Gosto de saber como anda o dia a dia da atividade, como o mercado de grãos, por exemplo. Antes não sabia nem quanto nós plantávamos nem quanto colhíamos”, revela.

Serviço - 8º Encontro de Integração Feminina / Data: 14 de junho de 2012 / Horário: 8h15 / Local: Parque Governador Ney Braga - Recinto Garcia Molina / Av. Tiradentes, 6275 – Londrina / PR. (Imprensa Integrada)

convite

Conteúdos Relacionados