INSUMOS: Vendas de fertilizantes ao consumidor crescem 8% em 2010

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A entrega de fertilizantes ao consumidor final no primeiro quadrimestre deste ano alcançou 5,5 milhões de toneladas. O resultado representa crescimento de 7,8%, em relação ao mesmo período do ano passado, 5,1 milhões de toneladas. Os números foram apresentados, nesta segunda-feira (21/06), pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), na 47ª reunião ordinária da Câmara Temática de Insumos Agropecuários, em Brasília. Entre os destaques das vendas estão as regiões Centro-Oeste, responsável por 1,9 milhão de toneladas, e a Sudeste, com 1,5 milhão de toneladas.

Produção - Em relação à produção de fertilizantes, o acumulado de janeiro a abril deste ano foi de 2,7 milhões de toneladas, contra 2,2 milhões de toneladas em 2009. Já as importações, no período, registraram 3,5 milhões de toneladas.

Calcário - No mercado de calcário, a expectativa do setor é de que a produção chegue a 21,2 milhões de toneladas, sendo 4,4 milhões de toneladas do Paraná, quatro milhões de toneladas de Minas Gerais e três milhões de toneladas de Mato Grosso.

Pequenas Culturas - Na reunião, o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, ressaltou a importância da criação de conselhos regionais de suporte fitossanitário nos estados e de uma comissão nacional para contribuir com informações sobre o registro de defensivos para pequenas culturas (Minor Crops). Para isso, serão avaliadas questões de segurança, eficiência e viabilidade. "Com esses profissionais, envolvendo produtores, representantes da fiscalização estadual, empresas, extensão rural, pesquisadores e órgãos públicos pretendemos atender 95% das demandas do setor", enfatizou. A Câmara Temática de Insumos Agropecuários encaminhará minuta ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, sugerindo a criação desses conselhos. (Mapa)

Conteúdos Relacionados