INFRAESTRUTURA: Primeira semana de operação das novas concessionárias tem obras e 1.152 atendimentos

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infraestrutura 06 03 2024Em uma semana de operação, as concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro realizaram 1.152 atendimentos aos usuários das rodovias paranaenses dos Lotes 1 e 2. São serviços como assistência a carros com problemas mecânicos, atendimentos médicos e retiradas de animais na pista. Nestes dias, as empresas também iniciaram as primeiras obras de manutenção e reparo em mais de mil quilômetros de estradas, com operações de recuperação dos pavimentos.

Contratos - Os contratos de concessão, que se iniciaram em 28 de fevereiro, preveem que as empresas executem planos de investimentos de mais de R$ 30 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. Estão programadas obras com duplicações, construção de faixas adicionais, viadutos, trincheiras, ciclovias e manutenção das pistas.

Trechos - A Via Araucária administra 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, nas regiões de Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. A EPR Litoral Pioneiro opera em 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e as estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 entre Curitiba, Litoral do Paraná, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Cobrança - Mesmo com o início das operações, as cobranças de pedágio ainda não foram retomadas. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) deve informar, com 10 dias de antecedência, a data exata do início das cobranças e os valores das tarifas. A previsão é que isso aconteça até o final de março.

Lote 1 - Nas estradas operadas pela Via Araucária, foram registrados 613 atendimentos aos usuários, sendo 220 socorros a veículos com pane mecânica. A concessionária atendeu também, por exemplo, 68 carros com pneus furados e 16 sinistros.

Início - A empresa iniciou obras na pavimentação da BR-277, entre os km 125 e 133, em Campo Largo. As primeiras intervenções envolvem a fresagem do pavimento, que é uma espécie de raspagem das primeiras camadas do asfalto, a recuperação da via e a aplicação da sinalização. Outro trecho em obras fica entre o km 152 e km 162 da BR-476, na Lapa, em que as equipes trabalham no restauro do pavimento.

Terraplanagem - A concessionária também realizou obras de terraplanagem na BR-277, entre o km 98 e km 99 e entre o km 137 e km 138, em Balsa Nova, e na BR-373, entre o km 220 e km 221, em Imbituva, além de roçadas, manutenção de drenagem e instalação de placas.

Lote 2 - A EPR Litoral Pioneiro já realizou 539 atendimentos ao longo dos sete primeiros dias de concessão. A ocorrência mais frequente é a de pane mecânica em veículos que trafegam pelas estradas concessionadas, com 126 registros. A empresa também atendeu 50 ocorrências para retirada de objetos na pista.

Conservação - Além dos atendimentos, a concessionária iniciou um plano de obras de conservação das rodovias, focando, inicialmente, em atividades de limpeza, sinalização e manutenção do pavimento. Entre as atividades já iniciadas estão a reconstrução de pavimento do km 44 ao km 41 da BR-277, subida da Serra do Mar; do km 16 ao km 24 da BR-153, em Jacarezinho; do km 16 ao km 22, no Norte Pioneiro; e do km 304 e km 278 da PR-151, entre Carambeí e Castro.

Segunda semana - Para a segunda semana de operação, estão previstas operações tapa-buraco ao longo de todo o trecho entre Curitiba e o Litoral da BR-277; entre os km 236 e km 200 da PR-092, nos Campos Gerais; e entre os km 327 e km 236 da PR-092, no Norte Pioneiro.

Serviços - Em todos os mais de mil quilômetros de trechos concedidos, as duas empresas estão trabalhando, ao todo, com 84 veículos para atendimento aos usuários. São ambulâncias, guinchos, caminhões-pipa, caminhões para resgate de animais, carros de inspeção e apoio. Nas rodovias atendidas pela EPR Litoral Pioneiro, os usuários podem acionar os serviços de emergência pelo telefone 0800 277 0153. Nas estradas administradas pela Via Araucária, o número de contato é 0800 277 0376.

SAU - Os motoristas e passageiros também já podem utilizar as bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) distribuídas ao longo das rodovias. As unidades contam com banheiros e centrais de informações sobre as condições das estradas. Os serviços operacionais funcionam 24 horas por dia. (Agência Estadual de Notícias)

FOTO: Via Araucária

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