INFRAESTRUTURA: Investimentos públicos e privados fazem Porto de Paranaguá expandir a oeste do cais

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infraestrutura 30 08 2021Investimentos públicos e de empresas privada fazem com que o Porto de Paranaguá se expanda no setor a oeste do cais. São obras iniciadas nos últimos meses, que somam R$ 412,7 milhões e são realizadas pela empresa pública Portos do Paraná e pela Pasa, CAP e Klabin. Esses investimentos vão aumentar a produtividade dos embarques e desembarques de cargas naquela parte do cais.

Intensificação - “Os investimentos privados foram intensificados com a ampliação do berço 201 e a aquisição de dois novos carregadores de navio, entregues em 2020. No ano passado, somente os investimentos públicos somaram R$ 201,7 milhões”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Mais terminais exportadores - “A modernização feita pela empresa pública, com novos shiploaders e extensão do cais, possibilitou a entrada de mais terminais exportadores. Eles se conectam ao eixo comum público, nos moldes do Corredor de Exportação Leste”, explica Garcia.

Atração de investimentos- Segundo ele, os esforços do poder público têm sido fundamentais na atração de investimentos privados. “As empresas e operadoras portuárias somam forças para ampliar ainda mais a competitividade e o potencial de negócios, o que reflete diretamente no desenvolvimento da economia de toda a região”, completa.

Público - Em julho, a empresa pública Portos do Paraná deu início à demolição do antigo silo, que ocupa uma área importante, de mais de dois mil metros quadrados, na ponta oeste do cais. O armazém está obsoleto, em desuso desde 2009. Sem ele, novos espaços operacionais serão criados

Iniciativa privada - As empresas arrendatárias percebem novas oportunidades de crescimento e dois novos terminais se erguem na ponta oeste do Porto de Paranaguá. Dentro da faixa primária, a Klabin já iniciou a construção de um armazém para celulose e bobinas de papel. Na retroárea, o Toex se prepara para atender graneis de exportação. Além disso, a empresa Pasa, que também opera graneis sólidos, recebeu, esta semana, da Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq), autorização para dar início à primeira fase do projeto de expansão.

Lado Oeste - “As obras no lado oeste trazem novas perspectivas para atividade portuária. Assim, ao mesmo tempo que atende plenamente as demandas atuais, a Portos do Paraná investe no futuro, dando oportunidade aos nossos usuários para operarem com eficiência”, afirma o diretor de operações da empresa pública, Luiz Teixeira da Silva Junior.

Atualização Pasa - Em setembro do ano passado, com a renovação do contrato de arrendamento aditado no final de agosto, a empresa Pasa Paraná Operações Portuárias S/A recebeu autorização para realizar investimentos de R$ 117,7 milhões no lado oeste do cais.

Primeira fase - Na primeira fase, que deve ser concluída até março de 2022, a empresa construirá uma nova linha de embarque e instalará um novo shiploader, para movimentar até 2,5 mil toneladas/hora. Com a autorização da Antaq, a empresa agora aguarda a autorização da Portos do Paraná para seguir com as obras previstas para a etapa inicial da expansão. A segunda fase, prevista para março de 2023, será a construção de um novo armazém.

Toex - O Terminal Oeste (Toex) já está, desde o início do mês de agosto, com alvarás e licenciamentos prontos para iniciar a construção de um armazém com capacidade estática para até 88 mil toneladas de graneis sólidos de exportação (soja, farelo, milho). Com a construção do silo, a empresa vai se interligar, em 843 metros de esteiras já construídas, à estrutura pública de operação no berço 201

CAP Terminais - A Cavalca Administração Portuária investiu cerca de R$100 milhões na construção de novas esteiras que ligam o armazém – com capacidade estática para 55 mil toneladas – ao berço 201. O terminal começou a embarcar no cais oeste em março deste ano. (Agência de Notícias do Paraná)

FOTO: Rodrigo Felix Leal / Seil

 

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