INFRAESTRUTURA II: Paraná tem melhor gestão portuária do Brasil pelo terceiro ano seguido

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infraestrutura II 24 06 2022A Portos do Paraná foi eleita pela melhor gestão portuária do País pelo terceiro ano consecutivo. O reconhecimento foi feito pelo governo federal na terceira edição do Prêmio “Portos + Brasil”, entregue na noite desta quinta-feira (23/06), pelo Ministério da Infraestrutura, em Brasília.

Nota máxima - Entre todos os portos públicos brasileiros, os paranaenses (Paranaguá e Antonina) alcançaram a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP): 100 pontos. O indicador é considerado o mais importante para atestar a capacidade de gerência dos portos. Essa foi uma novidade da premiação desse ano.

Indicadores - A categoria considera 15 indicadores, como índices financeiros, contábeis, de transparência administrativa, estrutura organizacional, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários, por exemplo.

Destaque - A Portos do Paraná foi destaque em três das cinco categorias públicas. A empresa ficou entre as três primeiras colocadas em execução dos investimentos planejados e variação do lucro operacional.

Segundo lugar - Ela ficou em segundo lugar em Variação do Lucro Operacional (EBITDA), com alta de 146,6% na comparação entre 2021 e 2020. O indicador é considerado por analistas e investidores como o resultado da operação da empresa e é muito usado nas práticas contábeis para avaliar a situação financeira, econômica e mercadológica de uma companhia.

Mercado internacional - “O EBITDA é muito importante para o mercado internacional, principalmente em um setor em que com intenção de investimentos em longo prazo. Ele demonstra o quanto a empresa é eficiente em transformar a sua receita em geração de caixa operacional, efetivamente”, explica o secretário estadual de infraestrutura e logística, Fernando Furiatti.

Terceiro lugar - Na categoria Execução dos Investimentos Planejados, o Estado ficou em terceiro lugar, com índice de 81,5%. A métrica mede a proporção do orçamento de investimento disponível que foi efetivamente executada pela autoridade portuária.

Transformação - O reconhecimento dos portos de Paranaguá e Antonina no cenário nacional vem acompanhado de uma série de recordes. Entre janeiro de 2019 e maio de 2022 foram 185.023.227 toneladas de cargas movimentadas e 36 marcas batidas, incluindo maior navio de grãos recebido, maior número de caminhões no Pátio de Triagem e maior movimentação da história.

Reconhecimento - “A premiação é um reconhecimento do trabalho incansável dos funcionários da Portos do Paraná, dos trabalhadores portuários, empresários e membros da nossa comunidade. Além disso, comprova o compromisso do Governo do Estado com a excelência dos serviços prestados para todos os paranaenses”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Investimento - Segundo ele, nos últimos três anos, a empresa pública investiu R$ 437 milhões nos portos paranaenses. Neste ano, as obras em andamento já somam R$ 77,67 milhões, em recursos próprios.

Entregas - “Entregamos o novo viaduto na BR-277, a recuperação da avenida Bento Rocha e a ampliação do cais, com o berço 201. A dragagem de manutenção avançou e estamos com a derrocagem da Pedra da Palangana em andamento. Além disso, nos tornamos o primeiro estado do Brasil a receber autonomia para administrar os contratos de exploração, com duas áreas já leiloadas”, lembrou.

Privados - Ele também destacou a abertura para investimentos privados. “Desde 2019, foram três novos terminais licitados, voltados para movimentação de celulose, veículos e carga geral, além de contratos de arrendamentos que foram renovados. Agora estamos com outras quatro áreas em processo de licitação”, completou Garcia.

Próximos dois anos - Nos próximos dois anos, os portos paranaenses devem receber cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos, públicos e privados. Estão previstos os estudos e as obras do Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá, a construção do “Moegão” exclusivo para descargas ferroviárias, além da continuação da dragagem e implantação de novos silos, armazéns e esteiras transportadoras, entre outros.

Prêmio - O Prêmio Portos + Brasil é uma iniciativa do Ministério da Infraestrutura. “A boa gestão tem um caráter sistêmico. Temos excelência de gestão, com boas práticas de governança, meritocracia. O porto hoje não é mais gargalo, mas solução para os problemas nacionais e internacionais. Com todas as dificuldades, o setor respondeu com altivez e com números recordes, que foram importantíssimos para a economia do Brasil”, destacou o secretário Nacional de Portos, Mário Povia. (Agência Estadual de Notícias)

FOTO: Claudio Neves/Portos do Paraná

 

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