INFRAESTRUTURA II: Maior volume de fertilizante é descarregado de um único navio no Porto de Paranaguá
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O Porto de Paranaguá recebe a maior carga de fertilizante da sua história. No píer exclusivo para os adubos, 73.310 toneladas de sulfato de amônio são descarregadas desde a última sexta-feira (13/01). A previsão é de que a operação, que depende de condições meteorológicas, esteja concluída até esta quinta-feira (19/01).
Antes - Segundo o diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, antes deste, até hoje, a maior carga de fertilizante recebida havia sido com o navio Lord Byron, em julho de 2022. À época, foram descarregadas 64.777 toneladas de fertilizantes à base de nitrogênio e fósforo.
Investimentos - “Estamos recebendo navios maiores e mais carregados graças aos recentes investimentos na infraestrutura marítima”, disse Luiz Teixeira da Silva Júnior. “Obras como a derrocagem das pedras da Palangana e a dragagem de manutenção permanente propiciaram ganhos operacionais para os terminais, com aumento da profundidade”.
Atracado - O navio Red Marlin está atracado no berço externo do píer operado pela Fospar, que opera com calado de 12,30 metros. A embarcação tem 229 metros de comprimento e capacidade para carregar até 85 mil toneladas de granéis.
Origem - A carga veio do porto chinês de Tianjin, exportada pela empresa Yunnan, representada no Brasil pela Fertibroker. A agência marítima responsável pela embarcação é a Orion.
Referência - Os portos paranaenses são as principais portas de entrada dos fertilizantes no Brasil. Em 2022 foram importadas quase 10 milhões de toneladas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. O volume representa 27,5% de tudo o que o país recebe em adubos.
Estrutura - Além do píer privado (Fospar), com dois berços exclusivos, no Porto de Paranaguá são três berços preferenciais para os navios carregados de granéis sólidos de exportação.
Cais público - No cais público, os navios com a carga ainda podem atracar e descarregar por qualquer outro berço que não esteja ocupado.
Antonina - Em Antonina, são 2 berços que podem operar os produtos.
Capacidade estática - A capacidade estática de armazenagem dos produtos, nos portos do Paraná, é de mais de três milhões de toneladas de fertilizantes. (Agência Estadual de Notícias)
FOTO: Claudio Neves / Portos do Paraná